Durante os dias 25 a 28 de junho de 2024, no CONINFLEX brasileiro, palestrantes nacionais e internacionais falarão e interagirão com profissionais da cadeia produtiva de Embalagens Flexíveis de toda a América Latina, como conversores, desenvolvedores, designers, impressores, pré-impressores, além de marketing profissionais, agências e proprietários de marcas, no Bairro Anhembi, São Paulo/SP (Brasil).

CONINFLEX 2024
Eudes Scarpeta e Marcia Romano

Os últimos 10 anos testemunharam os mais diversos e impactantes avanços nas tecnologias gráficas de rotogravura e flexografia, refletindo as altas exigências por maior eficiência, qualidade, segurança e, acima de tudo, sustentabilidade. Registraram também a melhoria da impressão digital para Embalagens Flexíveis.

Mas são os próximos três anos que definirão o modelo de mercado para Embalagens Flexíveis, sejam plásticas, estruturas laminadas, alumínio ou papel, afirma Eudes Scarpeta, Especialista em Processos Gráficos para Embalagens e Etiquetas, CEO do Instituto de Gráfica, e curador do CONINFLEX – Congresso Internacional de Embalagens Flexíveis que será realizado dentro da Flexo&Labels EXPO 2024, em parceria com a Inmotion Soluções em Eventos, no Pavilhão 5 do novo e revitalizado Bairro do Anhembi, em São Paulo/SP (Brasil).

A impressão digital para embalagens flexíveis – diferentemente do segmento de rótulos e tags, onde já está consolidada – tem experimentado avanços significativos nos últimos anos, impulsionados pela demanda por maior flexibilidade, eficiência e personalização, segundo Scarpeta, que tem 40 anos de experiência. experiência no setor gráfico de embalagens e rótulos, é autor de livros, manuais, cursos 100% online na internet e in company, podcast e vídeos no YouTube, – todos dedicados ao aprimoramento da mão de obra qualificada.

O mercado futuro não funcionará apenas com uma única tecnologia gráfica, mas com todas as mais avançadas. É por isso que o CONINFLEX 2024 englobará, em seu tripé Impressão, todos os processos de alta tecnologia mundiais para impressão de embalagens flexíveis, tanto flexografia e rotogravura quanto impressão digital – este é um dos diferenciais do Congresso.

A agenda das 24 palestras técnicas do Congresso também inclui as mais avançadas e inovadoras tecnologias de extrusão, coextrusão, filmes técnicos, laminação, acabamento, corte e soldagem, sustentabilidade de filmes e estruturas laminadas e de alta barreira, além de novidades globais novidades nos pilares ESG, na economia circular, reciclabilidade, redução de resíduos.

Em relação a filmes, papel, alumínio e estruturas laminadas, segundo Scarpeta, talvez tenha caído o fator mais impactante da última década: a questão da Sustentabilidade. Este é mais um tripé que será amplamente abordado na CONINFLEX 2024.

A sustentabilidade tornou-se o foco principal no desenvolvimento de embalagens flexíveis em todo o seu processo produtivo, dadas as crescentes preocupações ambientais e as demandas dos consumidores por embalagens ecológicas, sustentáveis e que não agridam o meio ambiente, reforça Scarpeta.

Além disso, um espaço mais interativo e de debate no CONINFLEX é o “Fórum de Sustentabilidade de Embalagens Flexíveis” que promete discutir os assuntos mais emergentes neste tema.
As novas tecnologias para embalagens flexíveis na drupa 2024 – maior feira de impressão gráfica do mundo – também serão apresentadas na CONINFLEX, atendendo quem não pode comparecer à feira na Alemanha de 28 de maio a 7 de junho de 2024.

Dependendo da utilização das tecnologias mais avançadas atualmente disponíveis no mercado e das melhores técnicas, o Congresso premiará os “Conversores Flexíveis 2024” ao final do evento.
Outro diferencial do CONINFLEX é a transmissão ao vivo das palestras para quem não puder estar presente no Congresso. Assim, além da audiência presencial garantida, um público maior e mais abrangente – de todas as regiões do Brasil e de quaisquer outros países – terá acesso ao Congresso simultaneamente. Será a primeira vez que teremos a transmissão online de um evento deste porte, acrescenta Scarpeta.