A impressão digital de formato grande começou a decolar durante o boom digital da década de 1990. Com as reproduções fotográficas crescendo em popularidade, a transição de câmeras analógicas para câmeras digitais criou uma tendência e a demanda por impressão digital de grande formato cresceu.
Essa transição foi inevitável e, hoje em dia, todos os tipos de marcas – de pequenas empresas a multinacionais – usam impressão digital de grande formato para tudo.
Em seguida, explicamos quatro vantagens básicas para as quais esta tecnologia está sendo imposta no setor de impressão.
Maior economia de custos e aumento da margem de lucro
- Ao contrário da impressão tradicional, a impressão digital tem custos de comissionamento muito baixos, o que a torna uma tecnologia perfeita para imprimir tiragens curtas.
- Com a impressão digital, o custo de produção de pequenas tiragens foi reduzido significativamente, o que levou a um aumento nos lucros com a produção de tiragens curtas.
- Um estudo da Deloitte descobriu que os clientes querem cada vez mais encontrar serviços e produtos adaptados às suas necessidades e, portanto, estão dispostos a pagar mais – até 20% a mais. Implementar em um negócio a estratégia de oferecer uma experiência adaptada a cada cliente, pode aumentar significativamente as margens de lucro.
Mais flexibilidade e versatilidade
A impressão digital é uma tecnologia flexível e versátil que permite produzir tiragens curtas e longas de vários produtos.
O perfil dos clientes que utilizam impressão digital é extenso e variado: desde sinalização, decoração de interiores, merchandising, moda, moda esportiva, joalheria, rotulagem, design gráfico, entre outros. Esta tecnologia oferece soluções de acordo com as necessidades de cada cliente, as possibilidades são infinitas.
A impressão digital permite trabalhar com vários materiais e produtos. Por exemplo, com impressão eco solvente você pode imprimir em vinil, tela, papel de parede, filme transparente, etc .; Com a sublimação, você pode imprimir em qualquer tecido ou material que contenha uma base de poliéster; e com impressão UV digital, você pode imprimir diretamente em vários materiais, como plástico, vinil, lona, madeira, couro, metal, etc., para criar uma incrível variedade de objetos, como caixas móveis, canetas, tablets, bolas de golfe, chaveiros, troféus, placas, entre muitos outros.
Permite personalização
Graças aos baixos custos iniciais, a impressão digital oferece múltiplas possibilidades de personalização, entendendo como customização a possibilidade de produzir produções de curto prazo com design exclusivo para cada cliente sem a necessidade de aumentar os custos de produção.
Os fornecedores de serviços de impressão que responderam ao estudo da FESPA em 2015 confirmaram que a demanda por personalização entre seus clientes aumentou em 54%, e os pedidos por serviços aumentaram instantaneamente em 66%. As gráficas estão respondendo a essa tendência crescente diversificando seus serviços.
De acordo com os resultados da pesquisa, o motivo mais comum para investir em novos produtos é o desejo de poder oferecer novos produtos e serviços (em 44% dos casos).
Redução dos prazos de entrega
Cada vez mais, os clientes querem seus produtos com rapidez. A impressão digital continua a consolidar seu crescimento com base no aumento da demanda por impressões personalizadas e na redução dos prazos de entrega.
Nesse sentido, destaca-se a tendência de imprimir pequenas tiragens com rapidez e alta qualidade, permitindo produzir itens individuais ou pequenas quantidades para evitar superprodução.
Por exemplo, no setor de moda, essa tendência é muito clara. As grandes cadeias de moda usam a impressão digital para renovar seus designs semanalmente de acordo com o comportamento de vendas dos usuários na mesma loja, isso requer muita flexibilidade e tem um fluxo de trabalho muito simplificado.
A impressão digital elimina o tempo e os materiais de preparação necessários para a impressão serigráfica. Além disso, por ser mais rentável, oferece a possibilidade de realizar testes de impressão anteriores de maneira simples.
Essa tendência aponta para um crescimento em direção aos negócios e modelos de produção mais ágeis.