Por: Mustafa Okanovic, especialista em produtos da Mimaki Europe

Na última década, a adoção da impressão digital acelerou e essa tecnologia está se tornando uma escolha popular para o futuro da impressão em escala industrial. No entanto, ainda se discute qual o melhor tipo de tinta a utilizar neste setor, sendo que a decisão depende muito dos fatores que são tidos em conta.

Como em qualquer investimento recorrente, as tintas são um fator importante a ser considerado ao investir em uma impressora ou impressora, especialmente para operações de grande escala. Não só os custos recorrentes aumentam, mas também as emissões de CO2. Para maximizar os lucros e manter as emissões de CO₂ baixas, é importante que a impressora crie valor agregado, seja versátil em suas aplicações e que a tinta tenha um bom valor para começar. Então, considerando as impressoras UV-LED e látex, qual é o investimento mais vantajoso?

Impressão UV LED ou látex – qual é a diferença?

As tintas látex são tintas pigmentadas à base de água que contêm pequenas partículas de látex, que é uma forma de plástico. Uma vez aplicado a um produto, o calor é usado para evaporar a água, deixando para trás o pigmento e as partículas de látex. Por outro lado, as tintas UV-LED não são à base de água e, em vez disso, dependem de luzes UV especialmente projetadas que acompanham as cabeças de impressão para secar o substrato.

Pesando os benefícios

1. Sustentabilidade

Cada vez mais, a sustentabilidade está se tornando um detalhe importante, já que os objetivos europeus1 impulsionam as indústrias a reduzir as emissões de CO2. Ambas as tintas UV-LED e látex têm seus prós e contras nesta área. Quando olhamos para o processo como um todo, há um claro vencedor sustentável. As tintas UV-LED requerem até nove vezes2 menos energia durante o processo de impressão do que as tintas látex, porque a composição à base de água das tintas látex requer um processo adicional de cura e secagem. As impressoras de látex devem ter um aquecedor de cura acompanhante e, ao contrário dos produtos criados com tinta UV-LED, elas não podem ser levadas para a máquina de pós-processamento antes de serem devidamente secas por um aquecedor de cura. Isso significa que todo o processo leva muito mais tempo, tornando-o mais inconveniente, caro e menos ecológico. Alguns fabricantes de tecnologia de impressão, como a Mimaki com sua série JV400LX, desenvolveram tintas látex de cura em baixa temperatura para solucionar esse problema e minimizar o consumo de energia. No entanto, em geral, as tintas UV-LED curam instantaneamente com uma fração da energia exigida pelo látex, resultando em uma enorme economia de energia. e energia e até dez vezes menos emissões de CO₂ do que a impressão em látex.

Em termos de segurança, ambas as tintas são seguras para uso após a cura. As tintas látex têm a vantagem de sua composição à base de água, que as tintas UV-LED compensam com emissões reduzidas de VOC.

Além disso, todas as tintas Mimaki UV-LED e látex são certificadas pela ECO GreenGuard Gold. Isso significa que os produtos são amplamente aceitos para uso, mesmo em ambientes que exigem um alto nível de qualidade do ar, como escolas e unidades de saúde. À medida que a conscientização sobre as mudanças climáticas cresce, a migração para técnicas de produção mais sustentáveis está se acelerando e continuará a ser uma consideração importante para PSPs no futuro.

2. Lucratividade

Aqui está um concorrente claro que se destaca, pois as impressoras UV-LED têm um investimento inicial menor e as tintas UV-LED custam menos por litro em comparação com as tintas látex. Combinado com um consumo de tinta até 3 vezes menor em comparação com o látex, o uso de impressoras UV-LED pode fazer uma diferença significativa nas margens de vendas e nos lucros.

Demonstrando sua versatilidade, a tecnologia de cura UV-LED não produz calor, portanto não limita a gama de materiais que podem ser utilizados. Em comparação com o látex, que permite apenas o uso de materiais muitas vezes caros e resistentes ao calor, o UV-LED imprime com sucesso mesmo nos materiais mais baratos, sem a necessidade de um revestimento especial. Aplicações brilhantes ou foscas de luxo altamente econômicas também podem ser criadas com tintas transparentes UV-LED, especialmente projetadas para impressão multicamadas, ao imprimir com tintas coloridas ou brancas ao mesmo tempo.

Reduzir o desperdício é uma maneira eficaz de cortar custos e reduzir o impacto ambiental. As tintas UV-LED também são uma escolha melhor aqui, desperdiçando 17% menos tinta do que suas contrapartes de látex, em grande parte devido à menor necessidade de lavagem durante e entre os trabalhos de impressão usando a tecnologia UV-LED.

Os cabeçotes de impressão UV-LED piezo duram muito mais em comparação com os cabeçotes de látex, que precisam ser substituídos após o uso de apenas 1,5 litro de tinta. Em comparação, as cabeças de impressão Mimaki UV piezo são totalmente cobertas por uma garantia mínima de 1 ano, independentementes de volume de impressão durante o período de garantia.

3. Qualidade de saída

Embora a vibração das cores seja onde a impressão de látex se destaca, a qualidade geral e a clareza dos detalhes, como tons de pele e detalhes finos de impressão, bem como a correspondência de cores em pedidos repetidos, eles estão, sem dúvida, do lado do UV -Impressora LED. Tecnologias exclusivas, como a tecnologia Mimaki Variable Dot, tornaram possível reduzir a granulação para saltos tonais severos, ajudando a criar uma imagem realista com qualidade fotográfica.

Quando se trata de durabilidade, graças às tecnologias de cura exclusivas, as tintas UV-LED têm resistência superior a arranhões. Frequentemente, as aplicações impressas em UV-LED, como gráficos de piso, podem ser usadas imediatamente após a impressão sem qualquer pós-processamento, ao contrário das tintas látex, que sempre exigem laminação para aplicações externas ou raspagem. freqüentemente.

A conclusão

Por fim, diferentes PSPs priorizarão diferentes fatores ao escolher sua impressora e, dependendo de quais aplicativos desejam imprimir, seus requisitos serão diferentes. O látex pode criar aplicações de cores mais vibrantes e, para os impressores que trabalham apenas com uma quantidade limitada de materiais, esse pode ser o ideal. No entanto, a tecnologia UV-LED lidera claramente em termos de sustentabilidade, custo-benefício, flexibilidade, resistência a arranhões e qualidade. Com essa combinação de benefícios, o UV-LED oferece um retorno mais rápido do investimento.

1https://sdgs.un.org/goals
2 Com base na avaliação interna da Mimaki