A Smurfit Kappa apresentou o seu primeiro White Paper “Marketing na prateleira: de que forma é verificado?” segundo o qual, apesar de 76% das decisões de aquisição dos compradores serem feitas na loja, as marcas não têm esse facto em conta e perdem a significativa oportunidade de marketing que isso representa. Em particular, muitas estão a desperdiçar a crescente tendência para a Embalagem Pronta para Venda (SRP) como uma forma mensurável de influenciar os compradores diretamente no ponto de venda.

A Smurfit Kappa descobriu que até 40% de um produto visualizado na prateleira pode ser composto por embalagem secundária, um valioso canal de marketing que, com demasiada frequência, se encontra fora dos radares das equipas de marcas e dos diretores de marketing. Comparado com outros meios de publicidade, a oportunidade na loja é significativa e pode ser rapidamente adaptada, com vista a acompanhar as últimas campanhas de marketing.

Com a Embalagem Pronta para Venda, os produtos chegam ao comprador numa embalagem preparada para comercialização. Na guerra das marcas pela atenção do comprador, estas embalagens podem ocupar um lugar destacado. A vantagem da SRP reside na poupança de custos logísticos na loja, ao conseguir que o produto passe do armazém à prateleira, de forma rápida e eficaz. Começaram a ganhar popularidade nos supermercados através dos grandes descontos. No entanto, se forem utilizadas todas as capacidade, processos e tecnologias adequadas, cada vez mais profissionais de marketing beneficiarão do resultado do estudo da Smurfit Kappa, segundo o qual até cerca de 76% dos compradores se fixam nestas embalagens.

Com o objetivo de ajudar as marcas a criar novas soluções de marketing e tirar, assim, o máximo partido das embalagens prontas para venda (SRP), a Smurfit Kappa oferece aos seus clientes a oportunidade de testar e comprovar o impacto destas embalagens nos compradores, através da visualização da prateleira de um supermercado virtual, controlando o seguimento, via webcam, graças a um sistema desenvolvido em parceria com a Eyesee. Este sistema permite validar a eficácia do design de diferentes embalagens e oferecer às marcas um ambiente flexível que demonstre os resultados de diferentes estratégias de marketing, antes de as desenvolver e de implementar.