Por: Ralf Schlözer, consultor freelance e analista de tecnologia para a indústria de impressão com foco especial em impressão digital.
 Ralf Schloezer
Ralf Schlözer

O negócio de reimportação farmacêutica

À medida que os objetivos de negócios se tornam mais complexos e os processos de negócios mais exigentes, as empresas se esforçam para melhorar a eficiência. Nesse sentido, a impressão pode desempenhar um papel crucial.

Se existe um grupo crescente de empresas que compartilham requisitos de impressão distintos, são aquelas engajadas na reimportação de produtos farmacêuticos, também conhecido como comércio paralelo. O “comércio paralelo” de produtos indica que esse comércio ocorre fora ou em paralelo com a rede de distribuição que um fabricante de produtos farmacêuticos estabeleceu para seus produtos em um estado membro do Espaço Econômico Europeu (EEE).

O comércio paralelo se beneficia das diferenças de preços nos países do EEE para produtos idênticos. Desta forma, os comerciantes paralelos compram produtos a um preço inferior num país do EEE e depois os transportam, reembalam e revendem em mercados com preços mais elevados. O comerciante é responsável por garantir a conformidade regulamentar, compra, transporte, armazenamento, seguro, reembalagem, controle de qualidade e promoção. Além de ter uma autorização de fabricação, as empresas devem aderir às boas práticas de distribuição relevantes para a reembalagem necessária.

O comércio paralelo é uma forma legal de comércio, embora seja altamente regulamentada pela Comissão Europeia e pelos países destinatários. Promove maior competição entre as empresas farmacêuticas, pode ajudar a resolver uma possível escassez no mercado e pressiona os preços. Affordable Medicines Europe representa a indústria de distribuição paralela europeia e declara um faturamento anual de 5,5 bilhões de euros para o setor. A associação representa mais de 120 empresas em 23 Estados-Membros da UE / EEE. Esses membros representam cerca de 80% do volume total do mercado de importação. Ações paralelas na UE / EEE.

Xeikon Solution Services - indústria farmacêutica

Requisitos de impressão

Os reimportadores são responsáveis ​​por fornecer informações regulamentares para cada embalagem de medicamento distribuída. Consequentemente, a impressão desempenha um papel importante no processo. Devido aos diferentes idiomas nas embalagens e produtos, um comerciante paralelo deve reembalar o produto e adicionar as informações necessárias de acordo com os regulamentos locais. O comerciante também deve rastrear as remessas e verificar se as informações adicionadas estão corretas.

A natureza do negócio no comércio paralelo de drogas não é apenas altamente regulamentada, mas também altamente sensível ao tempo e orientada. B oportunidade e demanda. Os comerciantes não podem planejar com antecedência quais produtos estarão disponíveis e quais mercados são mais promissores, portanto, eles devem reagir rapidamente. Os tamanhos dos lotes também variam amplamente e isso pode resultar em tiragens muito curtas. Lotes de 50 rótulos não são exceção. Ao mesmo tempo, a variedade é alta e as referências facilmente ultrapassam 3.000.

Exemplo de um rótulo comercial farmacêutico

A combinação de tiragens curtas e médias e um grande número de produtos cria uma enorme carga de trabalho para o gerenciamento de impressão. As instalações podem imprimir até 380 trabalhos diferentes em um dia. O número de etiquetas por trabalho varia enormemente – pode ser centenas ou até milhares de etiquetas, embora este seja geralmente um número pequeno ou mesmo muito pequeno. Além disso, existe uma grande variedade de tamanhos e formas, pois são manuseados todos os tipos de produtos farmacêuticos de diferentes fabricantes, o que representa outro desafio no que diz respeito ao acabamento.

Resumindo, uma solução de impressão deve abranger várias funções fundamentais. Eles são os seguintes:

  • Tiragens curtas e médias
  • Prazos de entrega muito curtos
  • Integração em ciclo fechado dos processos de acabamento
  • Estruturas de tag ocasionalmente complexas
  • Conformidade com as boas práticas de fabricação e regulamentos relativos à impressão farmacêutica
  • Verificação e documentação de todas as impressões
  • Soluções adequadas para empresas sem experiência em impressão

Como configurar uma solução eficiente

Para operar de forma lucrativa, um reimportador de produtos farmacêuticos precisa de uma solução de produção muito sofisticada, em que a impressão, a conversão e a inspeção sejam gerenciadas digitalmente e os processos iniciados automaticamente para economizar tempo e mão de obra. Porém, a principal linha de negócios da empresa não é a impressão. Consequentemente, configurar uma solução de impressão eficiente requer uma abordagem consultiva, como a oferecida pela Xeikon e seu grupo de Serviços de Soluções (XSS).

Um fluxo de produção eficiente começa muito antes da impressora digital Xeikon. A frente digital do equipamento pode ser conectada a um sistema ERP, que permite à empresa rastrear os medicamentos reimportados e gerar os pedidos diários para a impressão dos rótulos correspondentes. Com a ajuda de desenvolvedores de software, a Xeikon pode programar soluções que interagem com o sistema de pedidos da empresa e pode criar tíquetes de trabalho JDF e arquivos de impressão. Ao mesmo tempo, o software organiza e agrupa os trabalhos para aproveitar ao máximo o formato da impressora e as configurações de acabamento, enquanto mantém o controle dos tempos de entrega.

Os dados de impressão são extraídos do sistema ERP e enviados para o X-800 Digital Front End (DFE) da Xeikon. Em um processo de montagem repetido, a imposição final é criada e dados variáveis ​​são adicionados aos rótulos conforme necessário. Volumes muito baixos exigem impressão em várias linhas para aproveitar a produtividade e a largura da máquina do sistema Xeikon e melhorar a eficiência do pós-processamento. A otimização é controlada pelo software Varilane no DFE.

Além disso, o DFE cria um ID de pedido e coloca códigos de matriz de dados no início e no final de cada trabalho. Esses códigos são utilizados para configuração automatizada dos equipamentos de acabamento e verificação, facilitando pouca ou nenhuma interação humana no fluxo de trabalho e monitoramento constante. Finalmente, o software Vectorizer da Xeikon cria arquivos de contorno para o cortador de molde a laser e os armazena em um servidor para o cortador de molde acessar. Todos os processos são automatizados para aliviar a carga da pré-impressão e dos operadores, e para garantir que todos os trabalhos sejam realizados corretamente.

As máquinas Xeikon são escalonáveis ​​para lidar facilmente com o grande volume de trabalhos pequenos e médios. O gerenciamento de cores também pode ser automatizado, até mesmo adicionando uma cor especial a uma quinta estação de impressão. A Xeikon disponibiliza o Xeikon Color Services para seus clientes para ajudá-los a obter previsibilidade e repetibilidade em cores de marca e cores de referência correspondentes. Isso é crítico na impressão de medicamentos, onde as cores da marca permitem que os consumidores confiem em um determinado produto. Existem várias ferramentas de software, treinamento e auditoria que podem ser personalizadas para impressoras novatas e estabelecidas para obter uma reprodução de cores precisa e confiável.

Ao sair da máquina, os rolos são cortados para facilitar o manuseio. O operador carrega os rolos em uma ou mais máquinas de corte a laser. O uso de um cortador de molde a laser provou ser a solução mais eficiente e automatizada para a criação de etiquetas a partir de rolos de impressão. O cortador de molde lê o código da matriz de dados no início de cada trabalho em cada pista para carregar automaticamente os arquivos de corte de molde corretos. Além disso, você pode alterar dinamicamente as formas dos rótulos na tira, mesmo em diferentes pistas. O cortador de molde também corta a teia em rolos finais.

Projetos mais complexos podem exigir o uso de um cortador de molde a laser duplo. Para rótulos de janela, a parte da janela é cortada com a primeira unidade de corte a laser e um laminado transparente é aplicado. O contorno da etiqueta é cortado no segundo cortador de molde a laser. Com base em uma análise dos requisitos de rótulo, o Xeikon Solution Services também pode configurar esses tipos de x soluções.

Unidade de corte a laser

Como última etapa, um rebobinador de inspeção é usado para verificar se todos os processos foram executados corretamente. O sistema verifica se há defeitos de impressão, corte e material. Com os códigos de matriz de dados impressos no início e no final de cada trabalho, o sistema de inspeção pode recuperar as especificações do trabalho automaticamente. O caminho de verificação completo é um pré-requisito para a impressão de medicamentos. Com base no sistema de inspeção, o Xeikon também pode implementar a reimpressão automatizada de pedidos ou ativar a remoção de resíduos nas linhas de aplicação de etiquetas.

Vantagens da impressão digital para empresas de reimportação

A impressão digital tem sido uma grande vantagem para os comerciantes paralelos. Em muitos casos, as etiquetas foram obtidas de empresas gráficas terceirizadas e impressas em máquinas flexográficas. Tiragens curtas exigiam um grande número de placas, com subsequente desperdício de inicialização e longos tempos de preparação, tornando o processo ineficiente e lento. O desperdício pode ser considerável quando várias centenas de metros de material são necessárias para cada mudança em uma prensa flexográfica. Dada a generalização de tiragens curtas, a solução digital multiplica a economia de mídia por cinco.

Xeikon Solution Services - indústria farmacêutica

As informações variáveis ​​necessárias (por exemplo, datas de vencimento, códigos de rastreamento, números de lote) também podem ser incluídas em uma única operação. Dependendo dos requisitos do usuário, o Xeikon oferece vários recursos de segurança e antifalsificação que podem ser adicionados.

Como o sistema é totalmente digital, tiragens menores podem ser impressas em uma única cópia, permitindo que os comerciantes tenham estoque zero, outra pedra fundamental para o desperdício e a redução de custos. Ao mudar para uma solução de estoque zero, os requisitos de espaço para a linha de produção são baixos. Geralmente, toda a linha costuma caber no prédio da empresa.

A Xeikon criou o grupo Solution Services (XSS) para identificar e agrupar a solução mais eficiente para os clientes que precisam mais do que apenas equipamentos padrão. Para fazer isso, todo o fluxo de trabalho do produto e da empresa é examinado. A XSS possui especialistas que podem recorrer a recursos internos, bem como adquirir equipamentos ou serviços externos. Dessa forma, o XSS pode analisar as necessidades do cliente para identificar e agrupar os melhores equipamentos, softwares, competências e consumíveis de terceiros. O resultado é uma solução pronta para o cliente, especialmente útil para usuários que nunca produziram sua própria impressão. A alta confiabilidade dos sistemas de impressão Xeikon aumenta sua facilidade de uso.

Mais de 10 instalações em empresas de comércio farmacêutico atestam que essas soluções internas oferecem um benefício claro para os usuários atualizarem seus equipamentos e começarem a imprimir por conta própria. A forte integração da impressão com os processos de negócios, ao mesmo tempo que mantém as linhas de impressão gerenciáveis, está levando mais empresas farmacêuticas a considerar a impressão.

Um exemplo para outros setores

Existem muitos aplicativos de impressão e fornecedores de serviços de impressão que podem se beneficiar das soluções de produção de impressão digital projetadas por XSS, tão simples quanto o exemplo do comércio paralelo na indústria farmacêutica. A integração do DFE com o sistema ERP do cliente e, por sua vez, a integração do DFE com a área de acabamento, facilita uma produção eficiente. E tudo isso, com total controle do processo.

As instalações demonstram que as máquinas Xeikon são projetadas para fornecer impressão de alto volume em pequenas tiragens e até mesmo dados variáveis, que podem ser úteis para a produção de impressão interna. Com uma oferta abrangente de dispositivos de jato de tinta e toner, o Xeikon pode atender a uma ampla gama de requisitos.

O XSS não oferece apenas uma abordagem consultiva. A Xeikon também assume a responsabilidade por toda a instalação, incluindo serviços e consumíveis. O usuário se beneficia de ter uma única empresa para entrar em contato para configurar a instalação e mantê-la funcionando.

Uma conclusão final é que o Xeikon pode instalar linhas de produção complexas, mesmo para fábricas com pouco histórico de impressão. Ao assumir toda a linha de produção e fornecer uma solução pronta para uso, a Xeikon pode levar a produção de impressão digital a todos os tipos de ambientes onde for necessária. Em vez de comprar apenas uma impressora, os usuários estão adquirindo uma solução que lhes permite atender às metas de negócios em termos de velocidade de lançamento no mercado e aumento da diversidade de trabalhos, com o custo certo.