Site icon Alborum

UV vs solvente: qual é o melhor para o seu negócio?

Por: Mark Sollman. Diretor de Aplicações, Mimaki Europe

Obviamente, não há um único vencedor no confronto UV vs solvente, mas esta análise tem como objetivo ajudá-lo a avaliar qual tecnologia é mais adequada às suas necessidades de negócios. Então aqui vai.

O argumento a favor e contra o solvente

A impressão por solvente tem sido a escolha padrão para impressoras de sinalização gráfica. De acordo com o relatório Widthwise 2020 da Image Reports, a impressora de grande formato mais instalada no Reino Unido foi a impressora solvente, respondendo por 52,63%, um número que permaneceu praticamente o mesmo nos últimos dez anos.

Sua enorme popularidade provavelmente se deve ao fato de que a impressão com solvente é barata, é certamente um fator chave em sua ampla adoção e um recurso que a torna uma escolha adequada para aplicações de curta duração e campanhas publicitárias em massa.

O solvente também oferece excelente qualidade de impressão. A penetração da mídia e a adesão ao substrato de impressão tornam as tintas solventes ideais para aplicações como embalagem de veículos, pois mantêm a “elasticidade” do material de vinil no qual são produzidas. As cores também são especialmente vibrantes em todo o espectro devido ao processo, tornando-o perfeito para aplicações externas, como outdoors e grandes outdoors, onde os transeuntes obtêm todo o impacto das mensagens da marca, mesmo à distância. .

A adequação para aplicações externas é “dobrada” devido à excelente resistência da impressão com solvente à chuva e à luz solar, embora a laminação seja recomendada quando for necessária maior durabilidade. No entanto, para aplicações internas, o eco-solvente é sugerido para reduzir as emissões de VOC sem comprometer a qualidade e a durabilidade.

As configurações de tinta podem incluir cores especiais, como laranja, preto claro, ciano claro, magenta claro e, dependendo da impressora usada, tintas brancas e metálicas também podem estar disponíveis e mídia revestida pode ser necessária para todas as aplicações.

Com a necessidade de “soprar o gás” e deixar os solventes evaporarem após a impressão, os tempos de resposta podem ser um pouco mais longos. O pós-processamento e a laminação podem levar pelo menos 6 e às vezes até 24 horas.

O argumento a favor e contra UV

Embora o solvente ofereça preços atraentes, a impressão UV é mais ecológica; geralmente requer menos consumo de energia e não emite VOCs. Portanto, na sociedade cada vez mais ambientalmente consciente de hoje, há bons motivos para examinar mais de perto a radiação ultravioleta.

Os custos de impressão são geralmente um pouco mais altos para impressão UV do que para impressão com solvente. No entanto, à medida que a tecnologia se desenvolve com atualizações contínuas em tintas, custo e desempenho, os preços estão caindo constantemente.

A tecnologia funciona usando uma unidade de luz ultravioleta para curar instantaneamente as tintas UV no substrato de impressão. O ponto de tinta fica no papel e seca imediatamente. Isso permite que você imprima em quase tudo, revestido ou não, de plásticos e vidro a madeira e metal.

Mais benefícios derivados da tinta UV de cura instantânea é que ela usa o mínimo de calor e oferece tempos de resposta rápidos porque a impressão pode ser manuseada e processada diretamente.

Como o solvente, o UV oferece qualidade de impressão excepcional, até mesmo imagens com qualidade fotográfica. A impressão UV geralmente é fosca, mas se for necessário brilho, ela pode ser criada com tinta transparente. Isso é diferente da impressão com solvente, em que a impressão corresponderá à superfície do substrato: brilhante sobre substrato brilhante e fosco sobre substrato fosco.

Adequado para aplicações internas e externas, os raios UV oferecem boa resistência às intempéries e alta resistência a arranhões, e muitas aplicações não requerem laminação. Aplicações especiais podem ser alcançadas com tintas brancas e transparentes, como impressões de efeito em relevo, gráficos de janela dupla-face, sinalização retroiluminada transformativa e muito mais!

Uma coisa a se observar em todas as tintas, incluindo solventes e UVs, é a certificação GREENGUARD GOLD, que garante que os rigorosos padrões de compostos orgânicos voláteis (VOC) sejam atendidos e que os produtos sejam aceitáveis ​​para uso. em ambientes como escolas e instalações sanitárias sem poluir a qualidade do ar interior.

Encontrar o solvente certo ou impressora UV

Portanto, agora que você tem uma ideia melhor se UV ou os solventes são adequados para o seu negócio, vale a pena dar uma olhada na nova ‘Série 100’ da Mimaki, impressoras a jato de tinta rolo a rolo de dois níveis. Entrada para fornecedores de serviços gráficos de sinalização .

Composta pela UJV100-160 (modelo UV) e JV100-160 (modelo solvente), as duas impressoras a jato de tinta alcançam impressão de alta qualidade e alta produtividade, tudo a um custo mínimo para o usuário.

De acordo com o lema Expert Printing Made Easy da Mimaki, a série está totalmente equipada com recursos que aprimoram a usabilidade e utiliza tecnologias essenciais da Mimaki, incluindo NCU (unidade de verificação de bocal), NRS (sistema de recuperação de bocal) e MAPS4 (sistema avançado de passo Mimaki4) e a mais recente adição, o novo recurso DAS (Sistema de Ajuste de Ponto) da Mimaki, como padrão.

Exit mobile version