O ano de 2021 parece ser o ano em que finalmente ocorrerá a transformação digital das empresas. Os “pioneiros digitais” do ano 2020 começam a colher benefícios e ganhos reais, principalmente em relação aos clientes e mais especificamente com as tecnologias de experiência humana

transformação

As empresas que não embarcaram nesse caminho, como as que optaram por focar na otimização de gastos em detrimento dos investimentos em redes e tecnologia, logo sofrerão ou já estão sofrendo um atrito com a inovação, o que as torna incapaz de competir de forma eficaz.

Em 2021, as empresas devem determinar como usar a tecnologia para atender às metas de negócios de seus clientes nestes tempos desafiadores.

Eles precisam melhorar a agilidade, segurança e desempenho, e se concentrar na experiência do cliente, para aquele respondido por tecnologias básicas e de nicho.

Pensando nisso, Gilberto Ripio, especialista em Marketing Digital e Novas Tecnologias, especialista em transformação digital, formador e colaborador em várias escolas e Universidades e palestrante regular em Centros de Difusão de Tecnologia, oferece uma visão interessante das tendências de tecnologia de negócios mais prováveis impactará clientes empresariais e governamentais em 2021 em todo o mundo.

Retorne aos Fundamentos de Investimento em Tecnologia

As iniciativas de alta tecnologia e ações de marketing também encontrarão seu nicho: em um mundo centrado no cliente e um ambiente de negócios internacional que nunca foi tão competitivo, as empresas terão que perceber que não há atalhos para investir em tecnologia.

É necessário voltar ao básico em termos de necessidades de negócios, mas também determinar como tecnologias de nicho podem ser usadas para melhorar a experiência do cliente e torná-la mais humana, por exemplo, usando uma imagem de realidade virtual de um prestador de serviço que transmitir emoções e sentimentos humanos reais.

Tudo isso era muito caro alguns anos atrás. Agora, as tecnologias podem ser implantadas para facilitar a vida, economizar tempo e concentrar as operações de negócios nas necessidades personalizadas de cada indivíduo.

Usando tecnologia para gerenciar incertezas

transformação

Vivemos em uma época de grande incerteza política e econômica, uma nova era tecnológica após a Covid19. É por isso que a capacidade de uma empresa de se mover rapidamente para aproveitar as oportunidades, ignorando distrações, determinará seu sucesso.

As empresas em todo o mundo continuarão a valorizar as redes definidas por software para uma orquestração de rede flexível e ágil que permite a entrega de aplicativos por tipo, bem como para o crescimento dos negócios quando surgirem oportunidades.

O objetivo é fornecer às organizações a capacidade de investir seus investimentos em redes e tecnologia de forma rápida e eficiente.

Reestruturando e redefinindo a nuvem

Em uma era de crise, as empresas estão analisando sua capacidade de estruturar seu ambiente de várias nuvens para oferecer o potencial de computação rápida, flexível e ágil e gerar economia, em outras palavras, “nuvens voltadas para as necessidades”.

O objetivo é migrar de um fluxo de dados que passa pela rede para um fluxo de transmissão direta (5G-cloud-5G) para se beneficiar de aplicativos de ponta, como inteligência artificial, vídeo e IoT.

O crescimento da computação móvel de ponta impulsionará os tipos e a escala desses aplicativos, que, graças à sua contenção, podem ser facilmente implantados, movidos entre diferentes pilhas de nuvem e mapeados. O objetivo é a conectividade virtualizada.

Conscientização da gravidade dos dados

Conforme o volume de dados cresce na era 5G, os dados desenvolverão sua própria gravidade.

Os dados serão tremendamente importantes e seu volume grande demais para ser transmitido aos aplicativos: serão os aplicativos que deverão chegar ao local dos dados.

Na era da computação de ponta e análise distribuída, os aplicativos precisarão ser centrados nos dados, e o gerenciamento de localização e a segurança dos dados se tornarão uma prioridade principal.

Maior visibilidade e controle serão importantes

Os aplicativos estão se tornando dados, mas o ambiente de várias nuvens também se tornará aplicativos.

O desafio será assumir o controle desses aplicativos para priorizar e gerenciar os fluxos de dados por meio do gerenciamento automatizado de políticas.

As empresas precisarão de visibilidade e controle de ponta a ponta sobre o desempenho do aplicativo e o contexto dos usuários do aplicativo para aproveitar o potencial de seu ambiente de rede e resolver possíveis problemas de segurança.

Fonte: Comunicae