Há anos, o setor de embalagens enfrenta importantes desafios que vêm sendo marcados por autoridades e consumidores; transformação, digitalização ou personalização sustentável. Agora, e depois da crise causada pelo coronavírus, algumas dessas tendências dentro das embalagens foram modificadas, pelo menos no curto prazo.

No Grupo SP, como empresa especializada na fabricação de embalagens flexíveis, rígidas e semirrígidas, e cientes da importância que nossa matéria-prima tem tido em todo o processo, entendemos essas novas necessidades e por isso adaptamos nossos produtos às tendências do setor.

As tendências mais proeminentes são:

Maior variedade de tamanhos e formatos adaptados às necessidades dos consumidores:

Mesmo antes da crise da saúde, havia demanda por embalagens menores, adequadas para novos tipos de famílias e consumidores, bem como maior consumo fora de casa.

Agora, e com a crescente preocupação em não compartilhar produtos para evitar o contágio dentro e fora de casa, é provável que essa tendência continue. Desde o SP GROUP trabalhamos há muito tempo o formato monodose, assim como os envelopes de produtos, que reúnem várias embalagens individuais.

Por outro lado, em tempos de crise como o que vivemos, o formato de poupança é muito procurado, pois os consumidores buscam reduzir o custo de suas compras.

Embalagem transparente:

Agora mais do que nunca, os consumidores querem ver e conhecer os produtos que consomem. Há tendências como o “realfooding”, um estilo baseado em comer alimentos reais e evitar os ultraprocessados, em que o próprio produto passa a ser o protagonista. Nesse sentido, embalagens transparentes e aquelas que permitem ver parte do conteúdo continuarão sendo uma tendência crescente. Nossas bandejas transparentes rPET 100% reciclado e material reciclável, bem como nossos sacos de janela ou recipientes de material biodegradável BIO FVSOL, são soluções perfeitas.

Personalização da experiência:

Outra consequência imediata do confinamento foi o grande aumento do comércio eletrônico em nível internacional. As vendas online de produtos de todos os tipos dispararam, em que o cliente não consegue ver o produto final até que seja recebido em casa, por isso ações de marketing que levam em conta a embalagem como parte da experiência de compra do produto. No SP GROUP apostamos na personalização há algum tempo e por isso somos pioneiros na impressão digital.

Também destaca nossa solução PAPER TOUCH, que fornece um efeito de textura de papel ao recipiente, e nossa aplicação de relevo por t hermoformação, SP_EMBOSS, que se realiza na bolsa depois de formada e que ao mesmo tempo proporciona uma estética visualmente atraente e elegante.

Materiais que podem ser submetidos a processos térmicos.

A segurança e a saúde nas embalagens tornaram-se uma prioridade dentro do setor alimentar e, nesse sentido, os materiais plásticos são os que oferecem as maiores garantias. Por exemplo, o PE HB ECO da SP GROUP é uma estrutura reciclável com altas propriedades de barreira, que se destaca por sua capacidade de resistir a tratamentos térmicos como pasteurização, envase a quente e microondas. Além disso, o SP GROUP está desenvolvendo uma estrutura reciclável flexível e adequada para esterilização que será lançada em breve.

Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

No início do ano, qualquer perito teria apontado a sustentabilidade como o principal desafio a ser alcançado no setor das embalagens, de forma a poder se adaptar às novas regulamentações europeias e aos objetivos da Agenda 2030. O coronavírus tem reforçado essa busca por soluções de embalagem que respeitem o meio ambiente.

O confinamento nos deixou imagens sem precedentes, como os canais de Veneza com águas cristalinas ou grandes cidades sem a nuvem de poluição em seus telhados. Isso fez com que um grande número de plataformas pró-ambientais levantassem suas vozes exigindo das autoridades medidas que garantam a recuperação do planeta.

Neste sentido, o SP GROUP sempre se destacou por ser uma empresa comprometida com a sustentabilidade e como evidenciado pelas suas quatro linhas de soluções sustentáveis, onde podemos encontrar soluções recicláveis, com material reciclado, biodegradáveis ​​e que reduzem a pegada de CO2.