A AIFEC apresentou os resultados do inquérito de mercado ao setor das etiquetas correspondente ao segundo trimestre de 2021. Com uma participação de 55% da representação em termos de volume de negócios e de 20% no número de empresas do setor, no segundo trimestre do ano indica aumento de 10% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Setor de etiquetas

Os resultados mostram um bom desempenho do mercado até o momento este ano com um aumento acumulado de 6,7% em 2021 em relação a 2020. Por sua vez, o setor mostra uma tendência otimista em relação ao comportamento do mercado nos próximos meses com 50% que afirmam que a atividade econômica vai melhorar e 40% permanecerá como antes. Para facilitar a leitura dos resultados por porte de empresa, também foi dividido entre empresas com mais e menos de 3 milhões de faturamento, observando uma tendência mais positiva entre as maiores empresas.

Apesar da evolução do mercado, existe uma grande preocupação com a tendência de subida dos preços do papel e dos adesivos, da energia, dos transportes e de outros materiais. Conforme destacou o presidente da AIFEC, José Ramón Benito é muito importante continuar repassando ao mercado todos esses aumentos de custos no preço do produto final para que o bom comportamento do faturamento permita manter a rentabilidade do setor .

Todos os dados fornecidos pelas empresas para estes estudos são confidenciais a nível individual e os únicos resultados apresentados são os agregados do setor, seguindo os regulamentos da concorrência e da LOPD e RGPD. A AIFEC continuará monitorando o mercado nos próximos quatro meses.

A AIFEC é a Associação Ibérica de Fabricantes de Etiquetas Contínuas. Nasceu em 1999 com o desejo de se tornar uma referência no setor e um apoio fundamental para as empresas que nela atuam e atualmente conta com mais de 130 associados.