Deyde

A Big Data pode fornecer grandes vantagens para as empresas de todos os setores, através da gestão do conhecimento do seu mercado e de seus clientes, pelo que sua gestão é uma prioridade dentro das estratégias digitais corporativas.Assim demonstram estudos recentes da consultora IDC que , além de confirmar sua importância, estima que os serviços e tecnologia relacionados com a Big Data gerarão um negócio de 48.600 milhões de dólares em 2019, com um crescimento médio anual de 23,1%.Qualidade de dados para maximizar o potencial da Big Data
Assim, para aproveitar todo o potencial da Big Data as empresas necessitam apostar em soluções capazes de maximizar o poder do processamento massivo de grandes volumes de dados; sem esquecer a necessidade de definir estratégias empresariais sobre o uso do Big Data, os riscos de segurança ou a importância da qualidade dos dados que devem processar. Uma boa forma de afrontar estes objetos que afetam a segurança, privacidade e a natureza da informação é através de um eficiente sistema de qualidade de dados, com capacidade suficiente para otimizar o potencial dos grandes volumes de dados que integra esta tecnologia. Deste modo, dispor de uma base de dados com qualidade permite, por exemplo:

  • Favorecer a economia dos custos. De acordo com a consultora tecnológica Gartner, uma pobre qualidade dos dados tem um impacto negativo que custa às empresas mais de 9 milhões de euros por ano. Uma das principais vantagens de dispor de dados de alta qualidade é a redução de gastos contábeis, através de uma visão unificada do controle de crédito e faturamento, assim como a diminuição dos custos de envio. Além disso, se pode economizar em termos de produtividade, visto que o pessoal implicado nestas tarefas não terá que dedicar tanto tempo na revisão de dados inexatos ou inexistentes, pelo que sua jornada de trabalho será muito mais operativa.
  • Aumentar a eficácia das ações de marketing. Quando não há endereços errados e devoluções todos os envios chegam pontualmente a seu destinatário, motivo pelo qual além de reduzir os gastos de papéis e material, também aumenta a eficácia de todas as campanhas.
  • Facilitar a fidelização e captação de clientes. Hoje em dia, os clientes esperam uma experiência de compra satisfatória e personalizada. Quanto melhor a qualidade dos dados, mais fácil será proporcionar comunicações efetivas com esse enfoque pessoal que os clientes desejam, o que se traduz em oportunidades para aumentar o valor do negócio.
  • Evitar a fraude. Uma base de dados de qualidade permite ter uma visão única ou de 360º de cada cliente. No âmbito legal e ante a obrigação que tem as organizações de cumprir estritas regulamentações nacionais e internacionais para reduzir e identificar atividades ilegais, como a lavagem de dinheiro ou a fraude, dispor de uma imagem precisa dos dados dos clientes é uma necessidade.
  • Obter os objetos de inteligência comercial. Conhecer o estado de uma base de dados (inconsistências, erros, informação obsoleta..) se traduz em um rápido monitoramento das mudanças de estado da informação (altas, baixas, modificações, …) para assim ser capazes de tomar as melhores decisões estratégicas. Neste contexto, a qualidade de dados tem aplicações tanto no âmbito da eficiência do pessoal como na minimização dos riscos dentro de uma organização.
  • Ajudar a melhorar a imagem da empresa. Que imagem oferece uma campanha quando envia informação errada, nomes mal escritos, abreviaturas incorretas ou dados desatualizados? A qualidade de dados é essencial para obter uma visão única, precisa e confiável de cada cliente. É uma questão de transparência, consistência e confiança, que não somente contribui para ganhar a confiança dos usuários como também melhora os processos operacionais e transacionais de qualquer organização. Todos estes aspetos contribuem de forma positiva para melhorar a imagem interna e externa de uma empresa.

A solução da Big Data portanto, está na qualidade da informação, não na quantidade. Trata-se de obter o máximo rendimento no tratamento dos dados e estar à frente das principais empresas concorrentes. Para isso, os Sistemas de Qualidade de Dados se convertem na ferramenta imprescindível para abordar a gestão e tomada de decisões em tempo real- ou praticamente real – baseadas em algorítmos que, ao mesmo tempo, se apóiam em dados de alta qualidade.