Print Census 2018 dá a respostas estratégicas a uma crescente demandaFESPA revelou as conclusões de sua pesquisa Print Census 2018, feita em colaboração com Info Trends, destacando que os resultados refletem um crescimento sustentado das entradas e uma aceleração do investimento na tecnologia digital voltada ao cliente.
Ao analisar os dados, as tendências chave reveladas pelo estudo de 2018 são tão sólidas como as de 2015 e, em muitos casos, inclusive, mais presentes, impulsionadas pela contínua recuperação econômica e o impacto positivo das tecnologias que favorecem a personalização em, massa.

Otimismo

O otimismo das respostas de 2015 se vê reforçado em 2018; 83% dos entrevistados apontam que são otimistas sobre o futuro de seus negócios (2015= 80%). Esta percepção está bem fundamentada porque o negócio de impressão digital de grande formato segue crescendo e os entrevistados indicam uma taxa composta de crescimento anual de 4,2% desde 2007. Hoje em dia a produção digital representa 44% das entradas totais e se prevê que alcance 53% de faturamento em 2 anos.

Demanda dos clientes

Print Census 2018 dá a respostas estratégicas a uma crescente demanda

A redefinição progressiva da impressão imediata na indústria de serviços é mais pronunciada hoje que há três anos e, neste sentido as empresas respondem à tendência continuada de personalização em massa. Atualmente 72% confirma uma demanda descente de prazos de entrega mais rápidos, 61% aprecia uma maior solicitação de tiradas curtas e 59% observa expectativas cada vez mais exigentes com relação às entregas imediatas.

Evolução dos produtos de grande formato combinados

O cenário atual de aplicações de cartazes e rotulação está dominado pelos painéis ; 68% produz regularmente este tipo de produto e a metade dos entrevistados prevê a um potencial crescimento continuado. Os rótulos e painéis de propaganda mantêm sua posição de 2015 entre as principais aplicações produzidas pelos entrevistados.
Os expositores POS/POP estão lucrando , 59% das empresas está crescendo nesta área. Mais da metade das empresas também está produzindo mais aplicações auto-adesivas , inclusive revestimentos, gráficos e decalques para veículos, a medida que aplicam e se aproveitam dos avanços contínuos nos materiais auto-adesivos aptos para a impressão digital.
O crescimento contínuo de aplicações de decoração impressa é evidente. Atualmente 74% dos entrevistados identifica o papel de parede e a decoração de interiores como um segmento de crescimento para seu negócio.

Investimento em tecnologia digital

Print Census 2018 dá a respostas estratégicas a uma crescente demanda

As empresas de impressão digital continuam respondendo as constantes demandas de seus clientes de prazos de entrega rápidos, tiradas curtas e entregas JIT com investimentos estratégicos em tecnologia digital.
Diante do aumento do volume do negócio, uma maior capacidade é uma prioridade de investimento. 54% dos entrevistados menciona este ponto como o fator principal de motivação para o gasto de capital (2015= 34%). A redução de custos constitui um fato para 53%, enquanto que a diversificação para novos mercados e ofertas de produtos segue sendo um foco do investimento para 53% dos entrevistados. O estudo também revela que há maior investimento nas áreas que incidem diretamente na satisfação do cliente e na consistência. 34% prefere investir no controle de qualidade, 28% em serviços W2P (impressão direta da internet) e 27% tanto em gestão de conteúdos na nuvem como na administração da cor, também com orçamento destinado à formação.
Os padrões estabelecidos na evolução tecnológica continuam em 2018 , como demonstra o crescimento das receitas oriundas da impressão UV , látex e com sublimação direta e de tintas, em claro contraste com o declínio no uso das tecnologias analógicas, de tintas aquosas e com solventes. 27% dos entrevistados em 2018, que trabalham com o segmento de cartazes e rotulação planeja adquirir uma impressora de injeção de tinta com curado UV (plataforma plana ou híbrida) e outros 18% estão planejando fazer investimentos em látex ou rotativas UV.
A produtividade é o critério dominante de compra, com 63% indicando a maior velocidade como a característica principal de uma impressora nova. O nível médio de investimento em cartazes e rotulação é 43% mais elevado que em 2015, com 144.600 euros.

Têxtil

Print Census 2018 dá a respostas estratégicas a uma crescente demanda

A pesquisa Print Census 2018 foi feita para obter uma imagem mas detalhada do crescimento no seguimento têxtil.Entre os entrevistados foram incluídas as empresas de serigrafia com foco nas aplicações têxteis, produtores têxteis especialistas e empresas de impressão direta no tecido.
Os produtos para roupa predominam em todas as indústrias têxteis, sendo na roupa esportiva , nos têxteis para roupas e na produção de moda rápida os que encabeçam a lista de aplicações em crescimento.
A adoção da tecnologia digital têxtil é mais lenta em outros segmentos; em todos os segmentos relacionados com o têxtil a produção segue sendo dominada por processos analógicos. Sem dúvida, entre os impressores com atividade centrada no têxtil, 56% tem feito investimentos no digital e 29% planeja fazer isso nos próximos dois anos, com a ideia de colher os benefícios que implica a comercialização de produtos mais rápido, coleções criativas personalizadas, o impacto positivo no meio ambiente graças à redução do consumo de água e energia.
A velocidade na produção é uma prioridade do investimento para 69% dos entrevistados têxteis, e 55% deseja poder imprimir diretamente nos materiais processados. Estes investimentos estão motivados pela demanda dos proprietários das marcas de uma produção sensível, ao mesmo tempo que oferece melhoras na cadeia de abastecimento como a redução de resíduos, permita entregas locais, otimize os picos sazonais.
Os impressores têxteis e de serigrafia esperam que a contribuição do digital na impressão têxtil represente um aumento das entradas de 12% nos próximos dois anos.

Demanda e meio ambiente

Print Census 2018 dá a respostas estratégicas a uma crescente demanda

As perguntas da pesquisa Print Census 2018 aumentaram para obter informação atualizada acerca da importância de uma produção ecologicamente sustentável.
As respostas mostram que os investimentos no meio ambiente são fortemente influenciados pelas expectativas dos clientes com relação aos materiais e fabricação sustentável. 76% aponta que a demanda dos clientes pelos produtos responsáveis com o meio ambiente está dando forma à estratégia comercial, com mais de um em cada cinco indicando que se trata de uma influência importante. A resposta de 23% dos entrevistados foi utilizar equipamentos certificados como respeitosos com o meio ambiente ou energeticamente eficientes para satisfazer as demandas dos clientes; outras respostas incluem formação sobre sustentabilidade, uso de tintas sem compostos orgânicos voláteis (VOC), materiais recicláveis e programas de reciclagem ao final de sua vida útil.
72% dos fornecedores de serviços de impressão podem investir em sustentabilidade sem aumentar os preços, mantendo as vendas e a competitividade dos preços.
Na pesquisa participaram 1.405 pessoas, o que representa um aumento de 12% em relação à última pesquisa Print Celsus publicada em maio de 2015. Os entrevistados eram de 102 países , o que supõe um âmbito geográfico significativamente mais amplo que a pesquisa de 2015 (+59%); os dados foram recolhidos ao longo de 2017 em diversos eventos da FESPA e com membros da Associação na Europa, Eurásia, México, Brasil, Tailândia e África do Sul.
A última pesquisa Print Celsus coletou dados de uma variada gama de empresas de impressão que definem o foco de se negócio como: impressão digital (17%), serigrafia ( 15%), cartazes e rotulação (10%), impressão têxtil e direta no tecido (10%), impressão comercial e reprografia (13%), artes grárficas e aplicações criativas (11%), embalagens (4%).