Os modelos de negócios inovadoras atraem o sucesso na indústria da impressão editorial
Alicia Cifré. Gerente de vendas, da Commercial Print Group, Canon Espanha

Enquanto o volume de livros impressos continua diminuindo , este ano temos visto pela primeira vez que as vendas de ebooks também começam a desacelerar. Uma surpresa para os que imaginavam que os e-book constituiam a nêmesis dos livros impressos. Para outros, isto é a conseqüência natural de um processo da rápida adoção de uma nova tecnologia. Seja qual seja a causa, parece que ambos os formatos coexistirão devido aos benefícios relativos a cada um deles.

Além desta considerações, os editores estão comprovando que a nível mundial, ano após ano são produzidos mais títulos, embora a tirada média de cada título está-se reduzindo. Isto faz com que cada vez seja mais difícil para os editores administrar suas cadeias de fornecimento e dispor de uma logística que seja capaz de adaptar-se às suas necessidades de estoques e vendas através de diferentes canais. Mais títulos significa uma maior pressão na gestão dos armazéns e maiores custos.

Entretanto, para satisfazer esta demanda de mais títulos e conseguir que estejam disponíveis de forma imediata, os modelos de negócio e-commerce para pedir e receber livros tem sido implementado com êxito em nosso mercado, através da Apple, Amazon e Google. Isto tem transformado completamente a cadeia de fornecimento.

Como resultado destas macrotendências , os editores de toda a Europa tem experimentado níveis de crescimento de faturamento negativos nos últimos cinco anos. Esta é a razão pela qual desejam trabalhar com provedores de serviços de impressão que lhes permitam encontrar soluções práticas e flexíveis ao que estão encontrando. As tiradas curtas , a gestão do ciclo da vida do produto, as tiradas sob demanda e a publicação dinâmica e inteligente são algumas das soluções que oferecem as novas tecnologias para fazer frente aos desafios do setor.

TIRADAS CURTAS

A principal vantagem das tiradas curtas para os editores é a redução do risco financeiro de ter que administrar inventários e estoques. Uma vez estabelecido um sistema digital de tiradas curtas, também pode- se começar a pensar em descentralizar os processos de impressão, reduzindo os tempos de entrega e o custo dos livros.

GESTÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Neste modelo , que se concentra em otimizar a cadeia de distribuição do editor, são as vendas reais que determinam o número de cópias que serão impressas. Assim , se reduzem os custos de armazenagem e os riscos do excesso de estoque.

A ampla gama de tecnologias que a Canon oferece permite administrar facilmente todo o ciclo de vida do livro, o que supõe um desafio tanto para os editores como para os distribuidores.

IMPRESSÃO SOB DEMANDA

O modelo de impressão sob demanda segue um lema simples: ” vender primeiro, imprimir depois”. Agora que temos estabelecido um novo modelo de negócio, conseguimos encaixar perfeitamente a cadeia de distribuição do negócio on-line. Por fim, podese encomendar um livro impresso que estará nas mãos do cliente no dia seguinte.

EDIÇÃO INTELIGENTE

Este modelo dinâmico ou inteligente de edição inclui a seleção de conteúdo variável, dependendo dos diferentes grupos de usuários. A ideia é extrair conteúdos de várias fontes e fundi-los para criar uma publicação personalizada ou usar dados dos canais on line ou off line para proporcionar um conteúdo rico e personalizado.