Site icon Alborum

Objetivo vital: obter uma empresa gráfica com Zero Waste

Parte 1: tarefas administrativas e de gerenciamento

Por: José Antonio Martínez. Consultor de leanprinting e de melhoria dos processos na LTCaM.

As tarefas que realizamos nas empresas podem ser categorizadas simplesmente em duas naturezas; aqueles que contribuem com valor para os clientes e aqueles que não contribuem com valor para eles.

Podemos definir um desperdício como tudo para o qual um cliente não está disposto a pagar seu dinheiro, ou seja, as tarefas que NÃO trazem valor.

Infelizmente, nos acostumamos a viver com o lixo como se fosse parte do processo, algo que nosso cliente pode assumir e aceitar. Nada está mais longe da realidade. Pessoalmente, quando visito meus clientes e detecto uma fonte de desperdício, faço a mesma pergunta embaraçosa: … e o que você tem nesse processo … você acha que o cliente está disposto a pagar por isso? e quando eles me respondem negativamente, eu os interrogo: … e por que você mantém isso ou você não tenta minimizá-lo? Muitas vezes eles não sabem o que dizer para mim porque assumiram isso.

De acordo com o Lean, podemos catalogar em oito grupos ou categorias o “desperdício letal” na empresa:

  1. Produtos defeituosos
  2. Excesso de estoque
  3. Processo (recursos desnecessários, baixa produtividade)
  4. Você espera
  5. Movimentos desnecessários
  6. Transporte de materiais
  7. Superprodução
  8. Talento Humano

Vejamos alguns exemplos de desperdício comum em tarefas administrativas e de gerenciamento que tenho encontrado nesses anos para os diferentes departamentos de empresas gráficas. No final de cada catálogo, de acordo com os oito tipos mencionados acima:

Agora, mais do que nunca, é imperativo estar muito atento para localizar e eliminar ou reduzir ao máximo o desperdício de nossos processos administrativos e de gestão. Se não o fizermos, nossos concorrentes farão isso, aumentando sua competitividade (descontando o economias obtidas com o preço dos empregos) e, conseqüentemente, deixando nossa empresa fora do mercado.

Exit mobile version