Jordi Bernabeu
Por: Jordi Bernabeu. Presidente de Hispack 2022

O impressionante progresso tecnológico e melhoria da qualidade de vida nas últimas décadas também se reflete no mundo da embalagem, é uma indústria transversal, cujos produtos e processos são essenciais para o desenvolvimento de qualquer processo produtivo, industrial, logístico e comercial.

O packaging é uma indústria sólida e diversificada distribuída por todo o território nacional através de uma rede constituída maioritariamente por PME, que geram emprego estável e de qualidade.

É uma indústria estratégica, que ajuda a inovar outros setores graças à embalagem, como elemento presente em toda a cadeia de fabricação e fornecimento.

A embalagem, portanto, além de sua função tradicional de recipiente, garoupa, conservadora ou informante, oferece enormes possibilidades e acompanha múltiplos setores em suas estratégias de inovação.

O contêiner é um elemento transformador dos processos de fabricação, logística, armazenamento de distribuição, venda, reciclagem. Contribui para a inovação dos próprios produtos ou é o motor para a criação de novos: É um fator essencial para gerar uma boa experiência do usuário; Reinventar canais de compra e hábitos de consumo; Introduz novas fórmulas de interação no marketing e comunicação das marcas com seus clientes; e é fundamental nas estratégias de sustentabilidade.

O desafio da sustentabilidade, que agora marca a agenda, não é novo, embora seja a maior prioridade, impulsionado por mudanças legislativas em andamento ou prestes a entrar em vigor e por uma maior conscientização dos consumidores que exigem embalagens mais respeitosas com o meio ambiente.

Nossa indústria vem introduzindo inovações no campo da sustentabilidade há mais de uma década, incorporando processos, práticas e materiais que minimizam o impacto de sua atividade no meio ambiente.

No entanto, hoje conceitos como ecodesign, redução, reutilização e reciclagem que a indústria de embalagens já disponibilizou para a inovação das marcas de embalagens, ganham destaque e são mais necessários do que nunca no novo paradigma da economia circular.

O setor de embalagens e embalagens está mais do que preparado para responder a todas as indústrias que exigem soluções de embalagens sustentáveis.

A transformação digital também é um desafio para as embalagens.

Nosso setor incorpora e oferece equipamentos e tecnologias da indústria 4.0 para conectar embalagens e seus processos associados a toda a cadeia de suprimentos. Informações em tempo real sobre processos de fabricação e logística, rastreabilidade de produtos ou soluções de embalagens inteligentes são uma realidade cada vez mais presente.

Também continuamos a inovar na melhoria da experiência do usuário de um produto. Alcançar embalagens que conectem com o consumidor e gerem confiança na marca.

Somos todos usuários de embalagens, mas poucos de nós conhecem o nível de sofisticação e desenvolvimento da indústria que torna isso possível.

Qualquer consumidor sente e aprecia a tecnologia, a inovação, a dificuldade por trás dos últimos desenvolvimentos, por exemplo, nas indústrias automotiva, farmacêutica e de comunicações, mas são muito poucos os que conhecem e apreciam a produção industrial não menos complexa para tornar simples e elementos comuns como uma garrafa, uma caixa, um blister, uma lata de bebida ou um brik uma realidade.

A embalagem permanece assim uma grande incógnita do público, passa despercebida como elemento quotidiano embora exerça uma enorme influência nas decisões de compra.