Por: Randy Vandagriff, vice-presidente sênior, impressão digital e vice-presidente da Kodak

A embalagem é um ponto brilhante na indústria de impressão, e a impressão de embalagens deve crescer de US $ 350,6 bilhões em 2019 para US $ 440,6 bilhões em 2024, de acordo com Research and Markets. E com a impressão digital ganhando população aridade devido à sua capacidade de produzir tiragens mais curtas, entregas mais rápidas, menos desperdício e personalização sem fim, a impressão digital de embalagens oferece oportunidades de crescimento significativas.

O problema é que tentar imprimir tintas de jato de tinta à base de água em filmes plásticos flexíveis derivados de óleo, que são comumente encontrados em aplicações de embalagem, é literalmente como misturar óleo e água. Mas as impressoras podem superar esse obstáculo preparando o substrato com o revestimento correto. Quando feito corretamente, mesmo uma superfície de plástico flexível pode se tornar compatível com tintas à base de água. O processo de pré-tratamento proprietário da Kodak é onde a mágica acontece.

óleo

Pré-revestimento é a chave

Em algumas aplicações, o filme é preparado usando um tratamento Corona para modificar a superfície do filme e aumentar sua energia superficial. Se o tratamento Corona não for necessário, você pode prosseguir diretamente para o processo de preparação. A solução Kodak começa com a aplicação de um revestimento receptivo de tinta patenteado que otimiza a superfície para tintas à base de água. O revestimento também atua como uma camada de ligação adesiva entre o filme, a tinta e os revestimentos para permitir a máxima qualidade de impressão e produtividade. Ele pode ser aplicado em velocidades de até 150 mpm (500 fpm) no modo de qualidade mais alta na Web de 1,26 m (49,6 pol.) E seca em segundos antes da impressão.

Liberdade para imprimir em uma variedade de substratos de plástico

Este processo de preparação permite a impressão em uma ampla variedade dos materiais de embalagem flexível mais amplamente utilizados, como PP, BOPP, PE, PET, PETG, PVdC PET, OPA, PVC, folhas e papel, usando tecnologia de jato de tinta contínuo de alta qualidade  e alta produtividade da Kodak (CIJ) e suas tintas proprietárias à base de água. Depois de concluída a impressão, a laminação ou o envernizamento adequados aumentam a absorção da cor, aceleram o processo de secagem e evitam que a tinta escorra durante o manuseio da embalagem.

Resumindo, tintas à base de água e substratos à base de óleo se misturam, basta tratar adequadamente o substrato. Os benefícios de imprimir com tintas à base de água incluem:

  • Qualidade de imagem superior. Tudo começa com a maneira como as tintas são fabricadas, e as tintas Kodak oferecem vibração e consistência de cores incomparáveis, graças à tecnologia proprietária de fresamento de micro-mídia. E devido às gotas menores e livres de satélites e ao posicionamento preciso das gotas da Tecnologia CIJ da Kodak, as imagens são impressas com resolução e nitidez excepcionais.
  • Maior durabilidade. Dispersantes poliméricos e aglutinantes incorporados às tintas e primers melhoram a permanência da imagem, a resistência à fricção úmida e seca, a resistência da colagem por laminação e a confiabilidade.
  • Tintas mais seguras e ecológicas. As tintas CMYK de pigmento nanoparticulado à base de água e ecologicamente corretas da Kodak contêm o mínimo de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e não exigem um processo de descarte de resíduos perigosos. Nossas tintas à base de água são mais seguras para as pessoas e o meio ambiente, permitindo novas aplicações em embalagens de alimentos e cuidados pessoais.
  • Poupança de custos. A água é mais barata do que o óleo, e é por isso que nossas tintas pigmentadas aquosas são 50-75% mais baratas do que as tintas a jato de tinta UV derivadas de combustíveis fósseis. E nossas tintas à base de água não estão sujeitas a flutuações inesperadas de mercado impulsionadas pela demanda relacionada à COVID para os solventes usados ​​em tintas flexográficas típicas.