Segundo novo estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), o mercado mundial de produção digital colorida cresce sem parar desde 2013, sobretudo, impulsionado por uma série de tecnologias na área de impressão por folha e de sistemas inkjet para altos volumes. Espera-se que o valor acumulado das vendas de equipamentos chegue a 25 milhões de dólares entre 2014-2018, com taxa de crescimento anual de 4,2%.
A comercialização de unidades de impressão vem duplicando ano a ano desde 2008, passando de 32.031 unidades a 65.526 (em 2013). A maior parte desse crescimento provém de equipamentos de médio a alto volume, o qual representou 95,8% do total de unidades vendidas em 2013 – o que ilustra como a impressão digital colorida vem se tornando uma verdadeira opção real em todos os ambientes de produção.
Outra importante mudança que está em curso relaciona- se aos equipamentos de médio volume, que oferecem maior produtividade e melhoria em estabilidade de cor, flexibilidade em relação às mídias usadas, e recursos de acabamento profissionais. Essa mudança iniciou-se no ano passado e o IDC prediz que as aplicações de médio volume crescerão em volume de 12.091 para 17.268 até 2018.
Todos os equipamentos de grande produção, incluindo os de tecnologia laser (baseados em toner) e impressoras inkjet alcançaram a marca de 2.732 unidades comercializadas em 2013, um aumento de 11,7% em relação a 2012. O crescimento seguirá com uma taxa anual de 4,9%, atingindo 3.466 unidades em 2018, representando, em termos de valores, quase 50% do total (2018).
O crescimento total do mercado de produção colorida se manterá, apresentando um incremento de 2,7% durante o período pesquisado, atingindo 74.982 unidades em 2018. O informado o IDC, resumidamente, ainda apresenta:
Prognóstico: a produção de unidades em todo o mundo cresceu de 6,1% em 2012 e 2013, impulsionada pelo aumento significativo no segmento de médio volume e pelo crescimento constante no setor de grande produção. O IDC prediz que o mercado de equipamentos experimentará um crescimento de 2,7% até 2018, puxado pelos equipamentos inkjet para aplicações de médio volume.
No quesito escolha entre as tecnologias, o estudo aponta que estão aumentando o número de fabricantes de soluções e isso também multiplica as opções de sistemas de impressão, como toner, toner líquido, inkjet etc. A configuração também varia entre folha solta ou rotativas, voltadas tanto a baixos, como a médios e grandes volumes, com custo por página variando bastante, chegando a ser muito baixo.
Expansão: com o aumento das opções de tecnologia, os fabricantes de serviços de impressão podem abraçar outros nichos de mercado, além do tradicional segmento de documentos, indo muito além das aplicações básicas de impressão comercial, editorial, marketing direto e embalagens. Os provedores de serviços de impressão estão enxergando as oportunidades, e aproveitam essas tecnologias para transformar suas atividades e converter seu parque analógico para digital.