Aurelio Mendiguchia Diretor Técnico da ITG Tajamar - indústria gráfica
Aurelio Mendiguchia
Diretor Técnico da ITG Tajamar

A indústria gráfica tem passado por uma transformação importante na última década como nunca havia sofrido anteriormente. Deixou de ser um processo artesanal para converter-se em um processo industrial.

No processo artesanal dependia-se de uma máquina e a qualidade final era dada com base aos ajustes realizados pelo operador – que, por sua vez, utilizava sua experiência ou intuição para realizar os ajustes no equipamento. Ou seja, o termo “Artes Gráficas” era correto, pois, no processo como um todo, havia muito de “toques” de experiência e subjetividade ligados à arte.

Na indústria gráfica moderna se trabalha com números e os processos estão muito ou completamente automatizados. A qualidade de um impresso vem do equipamento, e não de seu operador. Esse equipamento hoje está apto a trabalhar para as gráficas mais do que como um produto – e, sim, como um canal para a prestação diferenciada de serviço.

Além disso, estamos assistindo a um movimento pendular do mercado, onde ora se enfrenta a concorrência da comunicação digital, ora se tem o produto impresso como canal mais efetivo de comunicação, e ora podese obter o melhor dos dois mundos. Mas essa comunicação gráfica deve ser muito mais eficiente do que era em períodos passados, oferecendo produtos com grande valor agregado, grande qualidade e custos reduzidos.

Outros setores industriais têm passado por essa transformação há algum tempo, desenvolvendo uma nova filosofia de trabalho, procedimentos e ferramentas que auxiliam a oferecer valor ao cliente e diminuir o desperdício que existe nos processos produtivos, tornandose empresas mais eficientes e sustentáveis, através de processos de melhora contínua, criado e mantido pelo próprios funcionários que realizam o trabalho – afinal, são eles que realmente conhecem o dia a dia do processo.

Essa forma de trabalhar é chamada no mundo acadêmico de Lean Manufacturing.

A Indústria Gráfica vive um excelente momento para implementação de todos os conhecimentos e experiências que já se aplicam a outros setores há muitos anos. Existem empresas que passaram anos na implementação do Lean Printing – nome dado à implementação do Lean Manufacturing para a Indústria Gráfica.

Na verdade, existem empresas que passaram anos na implementação do Lean Printing, que é como eles começaram a chamar a implementação do Lean Manufacturing para a indústria gráfica. Impressão magra pode ser uma grande ajuda. E o Lean Printing pode significar uma grande ajuda.