A Imprensa Oficial do Amazonas (ou IOA) é uma autarquia com quase 130 anos de história (foi criada em 1892) responsável pela publicação do Diário Oficial (DOE), pela produção de serviços gráficos e editoriais para órgãos da administração pública e pela gestão de acervos antigos.

Imprensa Oficial do Estado do Amazonas

Em 2019, o DOE deixou de ser impresso fisicamente migrando para sua versão totalmente eletrônica, que além de facilitar o acesso à informação com mais agilidade e desburocratização no processo de publicação dos conteúdos. Mas nem por isso os serviços de impressão da Imprensa Oficial cessaram – pelo contrário, a autarquia seguiu imprimindo tanto por meio de impressoras offset, como também, mais recentemente, utilizando a tecnologia digital em parceria com a Konica Minolta.

De um tempo para cá, a Imprensa Oficial está mais atualizada após a aquisição das máquinas da Konica Minolta, que é uma impressora que faz parte do nosso parque gráfico, disse Thiago Botinelly, gestor de negócios da IOA. O investimento em impressão digital veio da necessidade de criar um diferencial dentro do mercado. A implantação da área de impressão digital, com a aquisição da AccurioPress C6100 da Konica Minolta, pode proporcionar esse desenvolvimento.

Visita a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas

Atualmente, são três modelos AccurioPress C6100 em operação na IOA – o primeiro adquirido em 2018 e outros dois em 2021, onde realizam impressão de livros, livretos, digitalização de edições do Diário Oficial, adesivos, ventarolas, cartilhas, cartazes, posters, credencias, blocos de anotação, agendas, calendários de mesa e parede, canetas, sacolas personalizadas, panfletos e folders. Segundo Thiago, a parceria com a Konica Minolta se pode destacar é que a empresa, com seu apoio técnico e acompanhamento próximo à IOA, está ajudando na modernização contínua do Parque Gráfico.  Ainda, vale ressaltar que a companhia, preocupada com a alta qualidade de seus equipamentos e serviços, oferece à IOA todo apoio técnico operacional, contribuindo com a realização da logística reversa dos insumos de seus equipamentos, cooperando com um descarte sustentável destes, diz Thiago.