Nas suas origens, o Hunkeler Innovationsdays começou como um evento muito simples, um open house para mostrar os últimos desenvolvimentos produzidos pela Hunkeler. Para torná-lo mais interessante, os fornecedores de impressão foram convidados a incorporar alguns dos elementos da tecnologia Hunkeler: enroladores e desenroladores, unidades dobráveis ​​para a sala, corte e corte para converter papel em uma carta, um item de mala direta …

Inicialmente, eram impressoras de toner para o mundo do processamento de documentos, impressão de faturas e extratos bancários. Hoje, essas máquinas de toner quase desapareceram, embora o aplicativo continue. Os dias da Hunkeler Innovations se tornaram uma vitrine para o mais recente em papel contínuo e o evento mais importante para este setor depois da drupa.

As aplicações evoluíram ao longo dos anos. Depois da impressão transaccional e da impressão de livros, primeiro a preto e branco, depois a cores, a produção de jornais e agora a impressão comercial. Este ano, o evento mostrou com certeza o quão longe e rápida a impressão a jato de tinta invadiu um campo onde o offset era exclusivo há alguns anos.

Mais dois anos, a Screen mostrou exemplos de impressão em papéis offset padrão e sem a necessidade de pré-revestimento ou revestimento pós-impressão para fornecer um acabamento similar ao offset. Este ano mostrou uma atualização com um aumento na velocidade de 120 m / minuto com o custo de alguma resolução: dobrando a velocidade, baixando a resolução para 600 dpi da resolução inicial de 1200 dpi.

A chave para isso tem sido um secador infravermelho próximo Adphos que funciona apenas na água da tinta e tem um impacto mínimo no papel, dando um acabamento de qualidade previsível.

A tela tinha uma máquina de impressão roll-to-roll e sheet-to-roll. E um TruepressJet 520NX, da bobina a bobina a 150 m / min para o mercado transacional e postal. Esta foi a primeira vez que esta configuração foi mostrada usando os módulos de manuseio de bobinas de alta velocidade da Hunkeler.

A Ricoh, parceira da Screen no desenvolvimento da máquina, está na vanguarda com seu equivalente TPJ 520HD. O Pro VC70000 anunciado no ano passado já foi lançado. Ele também usa uma tinta com componentes que impedem que a cor seja transferida para as fibras de um papel offset padrão, mas não é o mesmo que a tinta da tela. A empresa também difere na maneira de secar a bobina. Use uma combinação de um tambor quente para secar o papel no interior e ar quente para evaporar a água da tinta. Os sistemas de controle de tensão são projetados para prevenir rugas devido à secagem excessiva. Os sistemas de qualidade da Ricoh unem-se ao sistema de inspeção de faixas H18 da Hunkeler, que é capaz de acompanhar a velocidade máxima da máquina de 150 m / min. A Ricoh também mostrou uma V20100 Pro, uma máquina de uma cor desenvolvida pela Domino para impressão de seções de livros e mudança de folha para folha no formato B2 para folhetos farmacêuticos. O culto e a entrega deste são apresentações pela primeira vez no show. A Ricoh também tinha uma tela para mostrar o cruzamento entre a bobina e a folha, o jato de tinta e a impressão do toner.

Além da qualidade da cor, um aspecto fundamental da impressão comercial é a capacidade de fazer alterações na bobina sem a máquina, o que evita um tempo de inatividade de 10 a 15 minutos a cada hora. Conforme as impressoras ficam mais rápidas, o tempo perdido se torna um problema. Outros fabricantes de sistemas de manuseio de bobinas desenvolveram soluções para isso. Agora, a Hunkeler tem o porta-bobina RS8 e o rebobinador da torre TR8 foi mostrado em uma impressora HP T240, a 150 m / min. Embora a Hunkeler tenha projetado esses módulos para operar a uma velocidade de até 240 m / min e papéis de 50 a 216 g / m2.

Isso significará um ganho de produtividade de cerca de 30%, dependendo da velocidade de operação e da gramatura do papel. De qualquer maneira, para que a impressão a jato de tinta com alimentação pela Web tenha um impacto real na impressão comercial, é essencial preparar o caminho para uma maior automação.

A HP revelou novas adoções de seus cabeçotes de impressão e, assim, abriu novos tipos de trabalho com a tecnologia de jato de tinta térmico. Dois anos atrás, a cabeça de impressão de alta definição era a estrela da sala, oferecendo uma impressão de maior qualidade. Isso foi mostrado em um aplicativo que executa cartões postais em um papel mais pesado com um acabamento off-line usando a tecnologia Hunkeler.

Quanto à produção de livros, a oferta da Hunkeler é capaz de trocar vôo dobrado, formatos e assinaturas diferentes e com um cortador transversal dinâmico para minimizar o desperdício de papel encadernado.

Três braçadeiras de três correntes de encadernação de livros que foram lançadas aqui há quatro anos e se tornaram um componente-chave na produção de livros de curto prazo de Müller Martini.

Este ano foi um pouco mais longe, com uma linha de fluxo integrada para blocos de livros costurados em seções, capas moles e encadernados em caixas.

A configuração de produção incluiu três classificadores Vareo que alimentam um robô de corte Infinitrim Duo. Isso tem braço robótico que move o livro para uma posição correta a ser aparada. As lâminas de corte e a bigorna evitam o risco de corte inadequado. Muller Martini planejou demonstrar a produção de oito publicações de tamanhos diferentes em lotes pequenos e únicos.

A Meccanotecnica foi presenteada com a sua mais recente linha de encadernação universal capaz de fazer seções coladas ou costuradas, incluindo a aplicação final de papéis e gazes para os blocos costurados. A última versão, que foi lançada na feira, inclui movimentos dinâmicos de grampos para se adaptar a diferentes espessuras de blocos.

A Horizon ligará seus classificadores e aparadores aos módulos de corte e corte da Hunkeler, incluindo o DynaCut antes de entregar o bloco ao encadernador PUR Horizon BQ480.

Os desenvolvimentos das máquinas foram as chaves para atrair impressoras comerciais, bem como o apoio e conhecimento demonstrado pelos fornecedores.

A Canon Oce tem mais experiência do que muitas neste tipo de setor, organizando eventos educacionais em sua fábrica de Poing e fornecendo máquinas para mala direta, bem como impressoras transacionais e de livros.

Há dois anos, a empresa apresentou no evento ProStream como sua máquina para levar o jato de tinta à impressão comercial. Novamente papéis offset padrão e uma tecnologia de secagem mais suave são usados. Neste caso, a empresa seguiu o exemplo do offset heatset em bobina, onde a teia de papel passa por um forno para secá-lo sem risco de marcas e para evitar a distorção da teia. A faixa que passa pelo forno seca os dois lados impressos da folha de papel.

A Xerox mostrou a Trivof, sua impressora jato de tinta com capacidade de cores aprimorada, mas sem o novo conjunto de tintas que os outros usam.

Nem tudo foi jato de tinta, toner, também esteve presente com Xeikon como representante desta tecnologia aqui por muito tempo, com um aplicativo incorporando um desenrolar de Hunkeler, convencido de que a electro-fotografia é melhor do que a jato de tinta para a produção de certos peças.

Ele trouxe a máquina CX 500 de cinco cores para um lado da folha de papel para capas de livros e capas de proteção contra poeira, projetadas para mostrar como o toner pode complementar o jato de tinta. Esta é uma derivação de sua tecnologia de 30 m / min usada em aplicações de impressão de etiquetas.

Esta mesma tecnologia foi acompanhada pela Nipson, que lançou sua impressora de alta velocidade MagySpeed. Pode operar a 300 m / min com tintas M1CR graças à magnetografia e à fusão flash para a cura do toner.

O nome que faltou este ano foi a Kodak, presente nas edições anteriores, que se tornou uma fornecedora de máquinas Prosper e fornece a tecnologia na forma de cabeças de impressão e tem a próxima geração de cabeças de impressão Ultrastream perto da saída para o mercado.

A Fujifilm também estava ausente, embora ele não seja um participante regular. Embora tenha anunciado o Fujifim Xerox 11000 como uma impressora jato de tinta. Disponível apenas na parte da Fuji Xerox do mundo, mas cedo demais para a Xerox trazer para o evento.

Se tudo isso aconteceu no Hall 2, o principal, no Hall I o adjacente, havia menos monitores, por exemplo, Koenig & Bauer com uma tela baseada em informações, outros provedores de tecnologia presentes foram, Adphos com explicações da tecnologia NIR , One Vision com fluxos de trabalho digitais e Global Graphics sobre a importância do gerenciamento de cores e triagem para obter os melhores resultados de jato de tinta.

A Argas carregava um revestimento para revestimentos UV e a Scodix oferecia tecnologia de embelezamento digital na mão. Isso pode adicionar um efeito pontual em uma área impressa, um efeito de relevo no acabamento e na laminação ou laminação digital. A Gietz adotou uma abordagem mais clássica, agregando valor à impressão por meio da laminação convencional. Da mesma forma, Komfi ofereceu uma abordagem de laminação convencional e, além disso, pode adicionar efeitos de laminado para pequenas tiragens ou personalização de capas ou cartões.

Você também pode encontrar software para a produção de livros, até mesmo para álbuns de fotos, software para impressão de dados variáveis, todos de fornecedores externos como uma alternativa ao software fornecido pelos fornecedores de máquinas.

Cem empresas de papel, como Mondi, Burgo, UPM e Crown Van Gelder, cujo produto tem sido sinônimo de impressão a jato de tinta colorida graças a seus papéis especializados. Nem todas as máquinas utilizam papéis offset padrão, então papéis especiais ainda são necessários.

Stefan Hunkeler, presidente da Hunkeler, diz que a automação será uma mensagem forte em 2019, “Nós fizemos o slogan do evento Innovation Days” Sucesso com automação. “Estamos muito entusiasmados em apresentar o estado do maior portfólio de impressão digital do mundo e terminou. “