Em 22 de abril, as Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Mãe Terra sob o lema Vamos promover a harmonia com a natureza e a terra. Vamos colaborar para restaurar a Mãe Terra
. Hoje, a Terra enfrenta uma tripla crise planetária: mudança climática, perda de biodiversidade e poluição, juntamente com a gestão de resíduos.

Na Heidelberg, entendemos há muito tempo que para liderar o mercado não basta ser líder em tecnologia. É absolutamente necessário estarmos comprometidos com as gerações futuras e, por isso, temos que trabalhar nessa linha. Um programa de CO₂ neutro associado à replantação de florestas em África, programas de energia verde, políticas de desperdício zero ou protocolos rigorosos de eficiência energética aplicados a equipamentos, entre outros, são projetos e processos já implementados que determinam claramente o nosso compromisso e o Respeito pelo nosso ambiente e o futuro.
O Greenhouse Gas (GHG) Protocol é o padrão mais utilizado para elaboração de balanços corporativos e distingue entre emissões com 3 níveis de abrangência: direta direta, indireta e aquelas emissões indiretas relacionadas a atividades comerciais ou à cadeia de valor.
Estimar a compensação de emissões Como registramos e compensamos nossas emissões?
Para a Heidelberg, as de escopo 1 são emissões diretas e, portanto, facilmente mensuráveis e controladas por nós. Elas decorrem do uso de energia primária, como óleo de aquecimento ou diesel em nossas instalações fabris. O escopo 2 é gerado por tO consumo de energia, ou seja, é produzida fora do nosso próprio sistema mas que consumimos. Para o escopo 3, trabalhamos com todos os departamentos comerciais ou envolvidos no processo da cadeia de valor e, sob a liderança da equipe de sustentabilidade, estamos definindo todos aqueles processos indiretos relacionados a ações comerciais, como viagens ou despesas de logística, e registrá-los e avaliá-los.

Nossa intenção é minimizar nosso impacto e nossa meta é alcançar uma produção neutra para o clima até 2030. Como os gases de efeito estufa 1 e 2 são facilmente mensuráveis e controláveis, já temos estimativas e premissas que nos permitem trabalhar nessa linha. Em referência ao projeto de escopo 3, utilizamos todas as fontes de dados disponíveis, por exemplo, as máquinas conectadas à nuvem de nossos clientes. Somente com transparência e alto nível de colaboração seremos capazes de reduzir nossa pegada de CO2. O efeito estufa do escopo 3 não leva em conta apenas os equipamentos em operação, a logística também é um fator importante, bem como os esforços comerciais derivados e as peças de reposição ou consumíveis utilizados.
Em nossa opinião, o objetivo não é apenas cumprir rigorosamente diretrizes ou obrigações legais. Nossa intenção é identificar os riscos climáticos e derivar e priorizar os objetivos de proteção do clima rumo a um cenário de emissões zero.
Pequenas ações adicionadas podem gerar grandes mudanças
Qualquer microação em prol da redução de emissões, não geração de resíduos ou proteção da biodiversidade se soma. Por esta razão, de Heidelberg, Espanha, queríamos nos juntar à celebração do Dia da Terra inaugurando nosso prado de insetos. O habitat natural de insetos úteis, especialmente em ambientes urbanos ou industriais, está sob pressão crescente, devido a parques pavimentados, uso de pesticidas na agricultura e horticultura e desaparecimento de prados floridos por grama monótona. Nossa intenção é contribuir com nosso grão de areia instalando um hotel para insetos e abrindo mão de uma parte importante de nosso jardim para transformá-lo em um prado com flores para insetos úteis.
Como afirma Antonio Manuel de Oliveira Guterres, atual secretário-geral das Nações Unidas, vamos garantir que nossos líderes demonstrem a vontade necessária e tomem as medidas necessárias para enfrentar esta tripla emergência planetária. Como temos apenas uma Mãe Terra, devemos fazer todo o possível para protegê-la.