O valor e as possibilidades criativas e comunicativas que a impressão em qualquer meio ou superfície proporciona ainda são plenamente válidos na era digital. A tecnologia gráfica atual, bem como novos acabamentos e materiais, facilitam a criação de produtos gráficos únicos e sustentáveis. A Graphispag 2024, feira líder da indústria gráfica e comunicação visual, fechou com um total de 11.667 visitantes.
A comemoração do Graphispag deixou boas impressões e superou as expectativas de expositores e visitantes. Durante três dias de intensa atividade nos estandes, com diversas demonstrações da tecnologia gráfica em funcionamento, a feira apresentou os mais recentes desenvolvimentos em softwares, máquinas e equipamentos para impressão, pós-impressão e acabamento, além de suportes, materiais, consumíveis e serviços de impressão e comunicação visual. Nesta edição participaram quase uma centena de expositores de 8 países.
O presidente da Comissão Organizadora do Graphispag, Xavier Armengou, mostrou-se muito satisfeito com o desenvolvimento do certame os participantes levam consigo novas ideias para aplicar nos seus negócios, contactos profissionais interessantes e uma energia renovada para enfrentar os desafios do sector que, Como vimos na feira, eles passam pela sustentabilidade, pela customização e pela incorporação de tecnologia e inovação gráfica para continuar agregando mais valor à impressão.
Ótimo rastreamento de atividades
Como complemento à oferta comercial, o Graphispag 2024 optou por promover e colocar no centro da feira tanto a troca de conhecimentos sobre tendências e experiências realizadas pelas empresas utilizadoras como o networking profissional. Assim, o espaço de conferências “Impulso-Diálogos” realizou 21 sessões com a participação de 56 oradores que totalizaram mais de mil pessoas presentes. Por seu lado, a área de networking foi outro dos espaços mais movimentados da feira, acolhendo continuamente reuniões e entrevistas de negócios.
Os espaços de demonstração ao vivo “Click & Print” e “Interior Design & Wrapping” dedicados à personalização de objectos e superfícies também foram bem recebidos, bem como a exposição de design industrial e impressão “Hacking the Icons” e os percursos temáticos pelos vivos sala.
Por outro lado, a coincidência com a Feira Internacional do Livro, Liber, trouxe ao Graphispag um número significativo de visitantes do sector editorial – uma das especialidades gráficas mais dinâmicas –, interessados em conhecer as possibilidades de impressão a pedido, bem como como novas opções em papéis e acabamentos.
As datas finais do próximo Graphispag serão acordadas em breve com as principais empresas e organizações do setor representadas na Comissão Organizadora.