Realizado nos dias 23 e 24 de maio, o Flexo & Labels Summit entrou definitivamente para a história do segmento de flexografia, rótulos e etiquetas adesivas por proporcionar um espaço de debate e atualização técnica sobre tendências, desafios e soluções do setor com um nível de internacionalização pouco visto anteriormente.
O evento teve patrocínio da ARclad (Cota Ouro), Alphasonics (Cota Prata) e Bobst (Cota Bronze).
Em sua grade, o seminário, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, contou com vários experts internacionais – muitos, deles, presentes pela primeira vez no Brasil em um evento dessa natureza. É o caso, por exemplo, de Morten Reitoft, editor da Inkish TV e um aficionado por novidades e tecnologias, o qual explanou no Flexo & Labels Summit como pensar “fora da caixa” para otimizar a produtividade em flexografia; é também o caso de Chris Jones, da Alphasonics, que falou sobre a importância do anilox para a qualidade da produção flexográfica e sobre novas tecnologias e aplicações para assegurar sua longevidade e operação ideal.
Pessoas se encontrando para falar do mercado, sobre novidades e tendências. Isso é muito enriquecedor
, salientou Morten. A única coisa que pode levar a indústria adiante é aprendermos uns com os outros.
A InMotion está de parabéns pela organização do Flexo & Labels Summit. Foi um seminário com programação muito rica, que trouxe novidades e propôs o debate sobre o cenário da tecnologia atual, algo que é sempre enriquecedor
, disse Jones.
Fernando Arendar, diretor do Nitid Studio de Buenos Aires (Argentina), palestrou no evento sobre neuropackaging e a forma como as embalagens impactam na decisão de compra e fidelização dos clientes. Arendar foi outro a destacar o Flexo & Labels Summit como espaço de atualização e compartilhamento de conhecimento.
Creio que eventos assim ajudam a criar conexões entre pessoas e fornecedores diferentes que atuam no segmento de embalagens
, frisou.
Eventos como o Flexo & Labels Summit colocam a América Latina no mesmo patamar de outros grandes países, onde também ocorrem eventos dessa natureza. É uma forma de, também, abrirmos nosso espaço para discussões importantes que nos afetam
, reforçou Esteban Moya, gerente de produto da ARClad, que falou sobre segurança dentro do segmento de rótulos e etiquetas.
Uma das grandes vantagens de um seminário internacional como este, com os palestrantes que aqui estiveram presentes, vindos de todos os lugares do mundo, é oferecer ao mercado brasileiro, tanto de convertedores, como fornecedores, uma visão global dos desafios e tendências do segmento
, disse Corey Reardon, CEO da AWA, que também palestrou no evento.
Eventos como o Flexo & Labels Summit tem um papel primordial no crescimento da indústria
, salientou James Quirk, consultor e ex-editor da Labels And Labeling. Em sua palestra, Quirk apresentou números e características globais do mercado de rótulos e etiquetas, apontando peculiaridades, desafios e oportunidades de crescimento.
Da Catalunha, Josep Roca destacou a inovação como ferramenta para conquistar clientes por meio de rótulos e embalagens. O Flexo & Labels Summit foi magnífico. Muito bem organizado, permitindo às pessoas interagirem, compartilhar dúvidas, opiniões e preocupações. Aprendemos perguntando, e este evento criou essa oportunidade.
A sustentabilidade foi um dos assuntos que mais dominou o seminário e tema dos palestrantes Marcos Iorio, consultor, Carolina Jaramillo gerente de marketing da ARclad Colômbia, e Matias Katila, da Win Flexo. Ambos, brasileiro e colombiana, respectivamente, deram seus pontos de vista sobre urgências em relação à questão ambiental e soluções para reverter os danos por meio da tecnologia a conscientização.
Já estamos muito atrasados quando o assunto é mitigar os danos ambientais causados pelo desenvolvimento
, disse Iorio. Por isso, tanto as indústrias, quanto as pessoas, devem priorizar tecnologias e ações sustentáveis. Este evento ajudou a indicar as direções que precisamos tomar em relação a este e outros temas.
Foi um espaço para nos atualizarmos sobre vários temas, especialmente a sustentabilidade
, disse Carolina Jaramillo. São em espaços assim onde enriquecemos nosso conhecimento e definiremos os rumos a seguir.
O Flexo & Labels Summit foi muito movimentado e a qualidade dos visitantes surpreendeu
, enfatizou Matias Katila.
Lykke Trusbak veio da Dinamarca para tratar do tema embelezamento. Ela, que é diretora da GM Finishing First, destacou a integração entre fornecedores e experts nacionais e internacionais proporcionada pelo Flexo & Labels Summit 2023. Foi muito bom ver, aqui no evento, o que o mercado e os provedores estão fazendo por nós
, pontuou.
Tratando do tema de sucesso e gestão profissional, Mauricio Medici foi outro palestrante a elogiar o seminário. Trazer informações é importantíssimo para que nosso mercado continue a crescer
, disse. Só assim o segmento de flexografia e rótulos brasileiro seguirá tendo esse nível global que possui.
Exposição
O Flexo & Labels Summit também contou com dois espaços para que fabricantes e convertedores expusessem suas soluções.
Nele, estiveram presentes Alpha Clicheria, Alphasonics, Apex, Apolo, ARclad, Bobst, Blanqueta Virtual, Colacril Beontag, Elkem, eProductivity Software, Etirama, Fedrigoni Self-Adhesives, Flint Group, Flexograv, Gomaq, GM Finishing First, KOR, Kromia, Laserflex, Maxcess Brasil, Nilpeter, Nathalgraf, OCQ, Oji Papéis Especiais, Polpel, RS Autoadesivos, Reinaflex, Resino, Sun Chemical, Superama, WinFlexo e Vemax.
Prêmio Ícones
No dia 24, às 18h, também foi realizada, dentro do Flexo & Labels Summit, a primeira edição do Prêmio Ícones da Flexografia.
A premiação reconheceu personalidades que fizeram e fazem a diferença no setor, divididas nas categorias Mulher de Destaque (premiadas Crisita Barros/Flit Group e Isabela Galli/Avery Dennison), Inovação Socioambiental (premiados Fernando Roque Talzi/Fedrigoni Self-Adhesives e Jairton Chagas/Win Flexo), Personalidade do Setor (agraciando Valdir Arjona Gaspar/Colacril Beontag e Manoel Correa/MLC RotoMetrics), Empresário Revelação (Fabio Fonseca/ARclad e Ronnie Schröter/Etirama) e Homenagem Póstuma (Edmilson de Sousa e Christian Vorländer).