ExpoPrint Latin America / ConverExpo Latin America 2018 bateu recordes de participação alcançando 50216 visitantes em cinco dias de feira, que acompanharam mais de 750 marcas dentro dos mais de 300 estandes.

ExpoPrint/ConverExpo 2018. Momento de transformação na indústria de impressãoA visitação internacional é um destaque da ExpoPrint / ConverExpo. Foram 4684 profissionais vindos de toda a América Latina e outras partes do mundo, consolidando a feira como o acontecimento mais importante do mercado de impressão da América Latina. A geração de negócios superou todas as expectativas, ultrapassando a marca de R$900 milhões em negócios gerados durante a realização da feira, número que certamente será superado com a inclusão de negócios que serão fechados nos próximos dias e meses.

Em sua quarta edição, os resultados consolidam a ExpoPrint como o lugar em que os negócios acontecem. Expositores e visitantes relataram que a feira foi o grande impulsionador da retomada da indústria, que voltou a investir e se animar com o futuro que vem pela frente, levado principalmente por tecnologias de primeiro mundo apresentadas ao vivo nos estandes.

ORGANIZADORES RESSALTAM SUCESSO ALÉM DAS EXPECTATIVAS

Ismael Guarnelli, diretor da APS Marketing de Eventos, organizadora da feira, destaca o que levou ao êxito do evento: O sucesso da ExpoPrint / ConverExpo é o resultado de um trabalho intenso e contínuo durante os quatro últimos anos. Um projeto ambicioso que superou os mais variados desafios e cenários políticos e econômicos. Expositores e visitantes reforçaram de forma unânime: a ExpoPrint ficará marcada na história da indústria de impressão brasileira como o grande momento da retomada dos investimentos.
Para Eduardo Sousa, presidente da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), realizadora da Expo- Print, é unânime nos corredores que a feira superou todas as expectativas. Além da esperança de retomada econômica, há muita gente qualificada e disposta e investir em tecnologia. E é preciso destacar a qualidade dos expositores. Foi uma feira completa, com todas as tecnologias: offset, flexo, digital, inkjet grande formato. Isso atraiu muito o público porque a ExpoPrint atende a todas as necessidades, públicos e segmentos da nossa indústria.

A mesma visão tem Eudes Scarpeta, presidente da Abflexo/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia), realizadora da ConverExpo: Para a Abflexo, a parceria com a APS foi muito boa porque combinou um público com a ExpoPrint. E o público de offset é muito interessante para o flexo. Muitas empresas que hoje possuem processo de impressão offset têm interesse na diversificação, seja em rótulos ou embalagens em geral. Para todos os envolvidos foi bastante interessante, foi um ganha-ganha.
De acordo com Alexandre Keese, diretor da APS Marketing de Eventos, foi possível sentir os resultados pelos corredores da feira: A Expo- Print e a ConverExpo superaram todas as expectativas, foram 5 dias com soluções apresentadas pelas principais empresas do mundo, oferencendo ao visitante o que existe de mais moderno e alta tecnologia. Tais características garantem a ExpoPrint e ConverExpo uma posição única dentro do mercado, e que registrou mais uma vez a volta da confiança e que dentro desta indústria ainda existe muito a se fazer. Podemos falar que 2018 é o ano da impressão no Brasil.

TECNOLOGIA EM ALTA DENTRO DA EXPOPRINT/CONVEREXPO

ExpoPrint/ConverExpo 2018. Momento de transformação na indústria de impressãoDurante os cinco dias de evento, os visitantes acompanharam tecnologia de ponta pelos estandes dos expositores. Foi possível ver equipamentos de impressão offset em funcionamento e produzindo com alta velocidade e qualidade, mostrando que este segmento segue forte e inovador. Todos as soluções para a impressão perfeita estavam presentes, ajudando os empresários a ter um contato direto com seus atuais fornecedores e conhecer novas empresas para o fornecimento de materiais.

A cada edição da Expo- Print a impressão digital mostra- se mais forte, reforçando o papel de aliada das outras tecnologias de impressão. Foram lançamentos em impressão digital para diferentes objetivos: mercado fotográfico, comercial, editorial, embalagens & rótulos e outros, das menores tiragens à produção industrial. A estamparia digital têxtil evoluiu e trouxe para a feira novas oportunidades, seja em vestuário, decoração ou sinalização.

A impressão digital em grandes formatos para sinalização & display foi vista em muitos estandes, mostrando versatilidade e praticidade. As tintas tiveram um espaço especial mostrando-se adaptadas às recentes demandas do mercado, tanto em qualidade de reprodução, economia, rápida cura – com apoio de novos desenvolvimentos como UV LED – e sustentabilidade. O apelo sustentável, inclusive, esteve por toda a feira, com aplicações que focam não só na economia de custos mas no impacto zero ao meio ambiente.

Em flexografia, o convertedor acompanhou impressoras em funcionamento, além do universo flexográfico: anilox, chapas de fotopolímeros, chegando à gravação de clichês e às clicherias. A impressão digital em corrugados, para baixas e altas produções, fez parte do evento, assim como equipamentos de acabamento às mais diferentes tecnologias de impressão e necessidades de mercado, do editorial à embalagem.

Para integrar os processos, uma infinidade de softwares foi demostrada ao vivo nos Pavilhões Azul e Branco. Dos sistemas de gestão, passando por softwares de controle de workflow, prova e gerenciamento de cores, inspeção, segurança, às possibilidades das soluções de web-to-print, mostrando que a impressão está totalmente conectada com as tendências da sociedade.

A ExpoPrint/ConverExpo foi assim o palco da inovação. A impressão 3D mostrou seu poder. Muitos expositores levaram impress oras 3D dos m enores form atos até soluções de gigantografia. Alguns expositores aproveitaram ainda avanços tecnológicas de outras indústrias para apresentar seus produtos na feira, como o uso de aplicações de realidade aumentada e óculos de realidade virtual. Tudo isso comprovou em definitivo o lema adotado pelo maior evento de impressão das Américas: “Se é impressão, é ExpoPrint!”.

FEATURES E INICIATIVAS EDUCACIONAIS APRIMORAM EXPERIÊNCIA DE VISITAÇÃO

No Congresso de Impressão Digital, com patrocínio da Ibema, foi mostrado um quadro geral da indústria, as tendências, como melhorar a gestão interna e outros pontos relevantes. O FESPA Digital Textile Conference, com patrocínio da Global Química & Moda, trouxe o mundo da estamparia digital. Em parceria com o Núcleo Gráfico Senai, o Gráfica 4.0 apresentou o que é a Indústria 4.0 e suas implicações nas gráficas brasileiras. E, por fim, pela ConverExpo, a Abflexo organizou o Flexo Talk & Show Special Edition, mostrando a força da flexografia na impressão e conversão de embalagens e rótulos.

A Ilha da Sublimação, parceria com a FESPA e ComunidadeWEB, uniu palestras nos cinco dias da feira, terminando sempre em um workshop, além da exposição de produtos criados através da técnica da sublimação.

WS Adesivações é a grande campeã do CAMBEA #8

CAMBEA #8 na Expo- Print 2018 a dupla campeã foi formada por Wellington e Rafael, da WS Adesivações, de Fortaleza (CE) , time que já havia vencido o CAMBEA Nordeste e agora sagrou-se campeã brasileira. O segundo lugar ficou com a Gênesis, de Rio Grande (RS) e o terceiro com a Prime, de Santa Maria (RS).

A oitava edição do CAMBEA contou nos três primeiros dias com 16 equipes disputando as baterias classificatórias. O público viu de perto o trabalho cuidadoso de profissionais do envelopamento de todo o Brasil. Após as classificatórias, chegou a semifinal. Além da adesivação de partes do carro, houve uma surpresa: envelopar uma guitarra. Os melhores foram para a grande final no sábado. No último dia de CAMBEA, foram quatro horas para envelopar o carro completo.

No CAMBEA Fast, houve mais recorde batido, além do envelopamento das guitarras. O CAMBEA Lab trouxe técnicas novas com Justin Pate.