A C!Print Madrid, em colaboração com a Associação FESPA Espanha, realizou um inquérito com o objetivo de obter informação sobre as perspetivas de crescimento do setor da comunicação visual na Península Ibérica. Voltado para prestadores de serviços de impressão de grande e médio formato, os resultados representam uma amostra representativa de 10% das empresas do setor. As conclusões obtidas ilustram a situação atual das gráficas, seus principais projetos, seus hábitos de compra e sua previsão de crescimento nos próximos dois anos.

comunicação visual

O setor, positivamente

Este estudo revela tendências valiosas a serem retidas, como a previsão de crescimento anual da receita de 13%, em média. Um facto muito positivo para o sector, cujas empresas prevêem um bom crescimento no curto e médio prazo, aplicado aos diferentes desafios que enfrentam nos seus negócios.

Outra leitura obtida na pesquisa é que os fatores mais importantes que contribuem para o sucesso de uma empresa estão fundamentalmente focados no relacionamento ideal com o cliente, na inovação e na organização da empresa. Valores como conhecimento do mercado, experiência, ter imagem reconhecida e reputação de solidez ocupam as primeiras posições no ranking de fatores.

Tendência à sazonalidade no planejamento de ações

Ao questionar sobre os períodos do ano mais favoráveis para planejar ações específicas, os resultados sugerem que o setor de impressão e comunicação visual de grande e médio formato apresenta preferência pela sazonalidade. E as respostas obtidas apontam o primeiro trimestre como aquele escolhido para planejar as ações mais importantes de uma empresa: tanto compras quanto vendas. Seguido pelo último trimestre do ano. Adicionalmente, ao consultar os períodos de maior atividade, as empresas do setor experimentam um elevado aumento no primeiro segundo trimestre do ano, seguido pelo último trimestre.

A reunião física: chave no processo de compra

Quando questionados sobre como costumam formalizar as suas compras, verificamos que a grande maioria formaliza as suas compras durante visitas ao ou do seu fornecedor e durante feiras profissionais.

Próximos planos de transformação e áreas de investimento

A pesquisa questionou os próximos planos de transformação planejados para gráficas de grande e médio formato. Dos resultados deduz-se que a diversificação para novos mercados é a prioridade número um, seguida do investimento em bens materiais, da digitalização dos recursos internos, do investimento na sustentabilidade e dos processos circulares, e do investimento na RSE.

Além disso, este estudo determina que os grandes desafios para as empresas envolvem investimentos relacionados à inovação, à renovação de maquinários; digitalização; investimento em treinamento e contratação de pessoal; e práticas relacionadas com sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos. Uma leitura positiva que mostra que o setor representado nesta pesquisa tem objetivos de crescimento, inovação e melhoria.

Por fim, quando questionados sobre o tipo de tecnologia em que os entrevistados pretendem investir em breve, no topo do ranking estão os equipamentos de corte e acabamento, seguidos pelos sistemas de impressão UV, software/ERP e outras tecnologias.