Site icon Alborum

Envelopamento automotivo com Mimaki: UV é a cura?

Os envelopamento de carros tornaram-se mais criativos e experimentais do que nunca. As tendências atuais de hoje mostram novas texturas vívidas, cores vivas e padrões arrojados adornando veículos em todo o mundo, procurando permanecer populares nos próximos anos.

No entanto, o negócio de envelopamento de automóveis não é novo, pelo contrário, existe desde a década de 1920. Por muitos anos, trabalhos de pintura personalizados, embora de custo proibitivo para a maioria, dominaram o mercado automotivo.

Customização do veículo.

As pessoas puderam doar seus veículos uma reforma completa com designs de sua própria escolha e efeitos ou cores sutis e não tão sutis. Muitas vezes, eles não podiam ser obtidos do revendedor original, o que significa que o veículo personalizado era realmente único. Pense no famoso Rolls Royce Phantom 1969 de John Lennon, pintado com um desenho floral condizente com a época, que foi categoricamente rejeitado pela Rolls Royce quando a estrela dos Beatles inicialmente o solicitou. Agora que os designs sob medida são comuns no cinema e na televisão, a personalização de veículos atingiu novos níveis de popularidade, com a personalização de seu veículo considerada por muitos como um símbolo de status.

Hoje, novas formas de personalização dominam a cena, e os dias de pinturas personalizadas tradicionais já se foram, em favor do envelopamento de carro mais novo, mais simples, mais acessível e, finalmente, mais eficiente.

A tecnologia

O valor estimado da indústria de envelopamento automotivo ultrapassou US$ 4,7 bilhões no final de 2021 e deve aumentar apenas nos próximos anos, com crescimento projetado de 22% até 2030[1]. Obviamente, houve muito impulso na indústria, e os vários avanços que levaram a isso vieram dos avanços da tecnologia e dos materiais utilizados, desde o filme, à tinta, aos adesivos, à própria impressora.

O processo é simples. A Wrappers usa impressoras rolo a rolo de grande formato para imprimir cores, padrões e agora texturas em um filme de vinil com uma camada adesiva, que é afixada ao veículo com uma pistola de ar quente para ativar o adesivo.

Tradicionalmente, as tintas ecossolvente e látex eram a base das embalagens, conhecidas por sua durabilidade. No entanto, como esses invólucros ecossolventes ficam aquém devido ao tempo necessário para que as tintas sequem antes que o processo de laminação ocorra, mais empresas estão começando a procurar alternativas.

A Mimaki percebeu que, para economizar ainda mais tempo e dinheiro para as embalagens, o mercado precisaria ser transformado com a implementação de um novo tipo de método.

UV é a cura?

Sempre se pensou que as tintas curáveis por UV não funcionariam para envoltórios automotivos, pois a rigidez e a inflexibilidade da tinta impediriam que ela se adaptasse perfeitamente às curvas e côncavos de um veículo.

Como especialistas em impressão rolo a rolo e mesa plana e com um amplo portfólio de impressoras UV, a Mimaki aceitou esse desafio e seu departamento de P&D se propôs a ser o primeiro a fabricar essas tintas de cura UV aplicadas à impressão. envelope.

Com as tintas LUS-170 e LUS-190 da Mimaki, desenvolvidas para o mundo da decoração, a Mimaki está provando não apenas que essas tintas UV são mais do que adequadas para envelopamento de veículos, mas também que os resultados superam em muito as expectativas. métodos convencionais, tanto em termos de qualidade como de rendimento. Quando combinados com uma das impressoras UV rolo a rolo da Mimaki, que curam a tinta como parte do processo de impressão, eles descobriram que o processo de ponta a ponta era significativamente mais rápido em comparação com os métodos convencionais.
Com extrema flexibilidade e adesão de material, as tintas LUS podem atingir altos níveis de precisão de detalhes. Além disso, diferentes acabamentos podem ser criados como nunca antes, como brilho e fosco, e até efeitos em relevo.

Outra característica vencedora dessas tintas é sua extrema resistência a fatores externos, como intempéries, lavagens, pedras, etc. Apesar disso, a desembalagem feita com as tintas Mimaki UV é fácil de realizar, ao contrário dos métodos anteriores, e deixa o corpo da máquina completamente intacto.

Para embrulhar

A popularidade contínua dos envelopamento automotivo, impulsionada pelos avanços na impressão digital a jato de tinta, levará inevitavelmente a desenvolvimentos e possibilidades mais empolgantes, atraindo cada vez mais empresas e usuários finais. Além disso, à medida que os recursos continuam a crescer, criativos inovadores estão começando a olhar além dos envelopamentos de veículos. Não importa se é a negócios ou lazer, haverá uma env vinil oltura e Mimaki estará presente a cada passo do caminho.

[1] https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/automotive-wrap-film-market

Exit mobile version