Como Mimaki está lidando com essa nova situação pós-pandemia – “esperançosamente”? A empresa está bem? Como têm sido os últimos dois anos e o que prevê para os mercados da Europa e Espanha/Portugal?

Danna Drion, gerente geral de marketing da Mimaki para EMEA
Danna Drion, gerente geral de marketing da Mimaki para EMEA

Durante a pandemia, a Mimaki continuou inovando para se adaptar às novas necessidades dos clientes neste mercado em rápida mudança e ajudá-los a enfrentar os desafios. É claro que coisas como interrupções na cadeia de suprimentos nos impactaram, assim como toda a indústria de impressão, mas isso também criou uma necessidade cada vez maior de produtos localizados e impressão digital sob demanda, que nossas tecnologias suportam e, portanto, muitos de nossos clientes puderam para atender a essa necessidade de aumento da demanda. Agora que estamos entrando na fase pós-pandemia em muitos países da Europa, vejo que os negócios estão, de certa forma, voltando aos trilhos e, como tal, para alguns, parece mais promissor, mas também há novos caminhos de trabalho que vieram para ficar e isso também apresenta novas oportunidades.

O mercado ibérico foi um dos mercados mais atingidos na UE e a recuperação é lenta, mas penso que estamos a chegar ao fim. Ao longo dos últimos anos, a sinalização COVID-19 tem estado em alta demanda, e esperamos que isso continue por algum tempo.

A demanda têxtil caiu acentuadamente, mas como os varejistas estão abrindo novamente, esperamos que a demanda aumente com isso. Também notamos que nossa inovadora tecnologia UV é frequentemente adotada em conjunto com mídia sem PVC, devido à alta demanda por tecnologia UV devido aos seus benefícios de sustentabilidade.

Também vemos mais processos de impressão automatizados sendo implementados, que a Mimaki agora pode oferecer a impressoras individuais. Por exemplo, estamos preparando o JFX600-2131, um flatbed UV-LED recém-lançado com recursos de automação, que será demonstrado na C!Print Madrid em abril.

Do seu ponto de vista, como a indústria das artes gráficas mudou nos últimos dois anos? Como o mercado evoluiu e se transformou em termos de empresas de impressão e usuários finais?

Como na maioria dos setores, vimos principalmente uma mudança nas aplicações: a indústria reagiu à pandemia concentrando-se em coisas como sinalização COVID-19/saneamento e menos no varejo. Além disso, como as pessoas ficaram em casa, os móveis e a decoração cresceram como mercado, e esperamos que essa tendência continue.

Os recursos tecnológicos das impressoras rotativas a jato de tinta da série 100 cobrem as necessidades de impressão na incerteza geral de hoje?

Esta é sem dúvida uma das principais razões pelas quais desenvolvemos esta série. Com uma plataforma de tecnologia robusta e produtiva para vários setores e aplicações, a econômica Série 100 atende à necessidade de as empresas adicionarem impressão digital aos seus negócios ou diversificarem suas ofertas com risco mínimo.

Como a Mimaki está ajudando os provedores de serviços de impressão que desejam expandir seus negócios, bem como buscar novos fluxos de receita e explorar novos mercados diversificados?

A Série 100 é um exemplo claro disso, especialmente quando uma impressora está entrando em um mercado completamente novo e procurando uma solução de impressão econômica e de alta qualidade. Para impressoras que desejam atualizar suas linhas de produção existentes, a impressora industrial UJF-7151plusII e a série eletrônica UJF-MkII foram lançadas no ano passado, oferecendo velocidades mais altas e alta qualidade.

Quais estratégias estão em andamento para 2022 e os anos seguintes?

A Mimaki está sempre disposta a ficar à frente das tendências atuais, e é por isso que estamos entusiasmados em lançar uma nova série de produtos em nosso próximo evento virtual, o Global Innovation Days. Seja um líder na Gráfica de Placas.

Nossa estratégia é estar próximo e em sintonia com parceiros, fornecedores de impressão e clientes, principalmente considerando os últimos anos. Identificar suas necessidades desde o início é fundamental para nós, à medida que inovamos em novas tecnologias que melhor atendem a eles e ao mercado como um todo.

Por alguns anos, a Mimaki estabeleceu colaborações com os principais designers internacionais. Como a empresa se beneficiou dessas colaborações? Você planeja continuar com essas colaborações? Que outras iniciativas você tem planejado para o futuro?

Estamos muito satisfeitos com nossas colaborações com designers internacionais durante estes últimos anos, por exemplo, com a estilista Carolina Guzmán. Em suas mãos, o potencial de nossa tecnologia têxtil realmente brilha, como visto em nosso estande da FESPA no ano passado. alvoroço. Ainda não estamos compartilhando detalhes de nenhuma colaboração futura, mas esses projetos e parcerias em andamento com os clientes de nossos clientes são extremamente valiosos para mostrar os benefícios da impressão digital e, assim, impulsionar a adoção dessa tecnologia. Como tal, esta é uma estratégia que continuaremos a apoiar os nossos clientes e a indústria.

Falando em têxteis, que tendências você espera ver mais desenvolvimento nos próximos meses e anos, tanto em termos de tecnologia quanto de modelo de negócios? Qual é a estratégia e oferta da Mimaki para responder a novos cenários?

Em termos de têxteis, vemos a continuação em popularidade do design de interiores, pois muitos consumidores continuam a trabalhar de forma híbrida, independentemente das restrições de bloqueio. Da mesma forma, a customização é outra tendência do ano passado que podemos ver continuada neste.

Também vimos marcas e consumidores se tornarem mais conscientes da sustentabilidade, com muitos fazendo escolhas mais ecológicas com suas roupas e varejistas escolhendo placas suaves como uma opção mais ecológica.

A impressão 3D é uma das áreas de negócio com que a Mimaki lida. Você pode nos dar uma atualização sobre sua estratégia atual e oferta para este mercado?

A Mimaki agora oferece uma solução de impressão 3D completa e acessível, incluindo o software Mimaki 3DUJ-2207, 3D Print prep Pro e a unidade de pós-processamento 3DCS-322. Com esta solução completa, é mais fácil do que nunca para as impressoras adicionar impressão 3D colorida aos seus negócios. Nossa tecnologia imprime mais de 10 milhões de cores, e essa oferta exclusiva oferece aos fornecedores de impressão 3D novos e existentes uma vantagem competitiva distinta. Com nosso portfólio atual de tecnologia 3D e aplicativos criativos de alto valor habilitados por impressão em cores precisa, estamos confiantes de que essa tecnologia será incorporada aos negócios em vários setores em um ritmo ainda mais rápido este ano e além.

Olhando para a FESPA Global Print Expo 2022, quais novos produtos a Mimaki apresentará no evento?

Isso não é algo que podemos compartilhar neste momento, mas como sempre, a Mimaki trará suas últimas inovações, que serão anunciadas em breve, no Salón C! Print Madrid, no stand da Digidelta (Stand C50) e na FESPA 2022 e a feira deste ano promete ser tão emocionante como nos anos anteriores.

Por fim, gostaríamos de saber se a Mimaki planeja lançar em 2022 novas impressoras projetadas para atender às demandas do mercado gráfico.

Sim! Como mencionado, estamos constantemente inovando, e é por isso que planejamos lançar uma nova série de impressoras de ponta este ano. Além disso, você terá que ficar atento para descobrir!