A indústria de impressão comercial e industrial está passando por uma transformação, marcada por avanços tecnológicos, sustentabilidade e digitalização. A Konica Minolta revela as tendências que definirão o futuro do setor em 2025.

Tendência 1: Novas tecnologias para um futuro mais brilhante

Na Indústria 5.0, ao aproveitar o poder das novas tecnologias, como inteligência artificial (IA) e a “fábrica inteligente”, novas oportunidades estão se abrindo com a transformação digital para otimizar os fluxos de trabalho de negócios e automatizar tarefas de rotina. Como Olaf Lorenz, Diretor de Marketing Internacional da Konica Minolta Business Solutions Europe, explica: Todas as impressoras, independentemente do tamanho, região ou mercado, devem reconhecer as mudanças radicais na impressão trazidas pela digitalização. Estamos todos no início de uma jornada para entender o poder, o escopo e as capacidades da IA ​​generativa.

As novas tecnologias também podem liberar tempo valioso para os funcionários se concentrarem em atividades mais lucrativas. Robôs e cobots (robôs colaborativos trabalhando com humanos em um espaço de trabalho compartilhado) são parte da nossa visão para criar possibilidades e transformação digital na sala de impressão do futuro, diz Olaf Lorenz.

Tendência 2: Aumento da automação

O aumento da automação e ecossistemas inovadores de ponta a ponta continuarão sendo uma prioridade em 2025. Esses são fatores essenciais para clientes, marcas e fornecedores. Empresas, grandes e pequenas, estão interessadas em maior conectividade e na combinação de processos separados, como laminação, envernizamento, impressão, dobra e secagem em uma linha de produção totalmente integrada. O MGI AlphaJet da Konica Minolta mostrou os benefícios da fábrica completa de passagem única.

Além disso, a impressão digital oferece maiores oportunidades de desenvolvimento profissional e satisfação no trabalho, favorecendo a retenção de funcionários e atraindo novos funcionários.

Outro fator que impulsiona a mudança é a mudança imparável da impressão analógica para a digital, em parte devido à sua capacidade de minimizar o impacto ambiental da impressão. Materiais impressos de alto valor agregado são usados ​​de forma eficiente e o impacto ambiental desses materiais, que representam os desafios da produção em massa e do descarte, é bastante reduzido. Especialistas também preveem crescimento, particularmente para jato de tinta digital, já que os mercados de litografia continuam a encolher em geral.

Tendência 3: Jato de tinta e toner em ascensão

Os mercados de jato de tinta e toner continuarão a crescer, com novas vendas de sistemas de toner digital esperadas para ultrapassar o analógico pela primeira vez em 2026.

O jato de tinta será responsável pela maior parte do aumento. Analistas dizem que, à medida que o jato de tinta digital se consolida, novos métodos e inovações se tornarão possíveis. A impressão a jato de tinta é o processo mais dinâmico usado em impressão gráfica, rótulos e embalagens.

Tendência 4: Enfeite digital – Próxima grande mudança

O enfeite digital será a próxima grande mudança na impressão comercial e industrial. “Uma área em que os enfeites funcionam bem é em rótulos. Os compradores estão dispostos a pagar mais por enfeites impressos”, detalha Olaf Lorenz.

Tendência 5: Compromisso com a minimização do impacto ambiental

As empresas globais continuam trabalhando para atingir metas de desperdício zero até 2050, mas muitas estão achando isso desafiador. A produção digital pode dar suporte a suas metas produzindo apenas o que é necessário, quando é necessário. Um estudo da Konica Minolta mostra que o uso da impressão digital já aumentou em até 150% desde a pandemia da Covid-19, uma tendência que deve continuar até 2025. A Konica Minolta se comprometeu a usar mais de 90% dos recursos circulantes para produtos até 2050. Com essa meta em mente, ela visa permitir a reutilização e a reciclagem de materiais o máximo de vezes possível para minimizar o desperdício e o consumo de recursos naturais.

Tendência 6: Fluxos de trabalho digitais baseados em nuvem

No futuro, todos os processos estarão mais conectados na nuvem com fluxos de trabalho digitais. Um relatório da Konica Minolta afirma que o ritmo da digitalização, em linha com requisitos regulatórios mais rigorosos, está forçando uma reavaliação das oportunidades oferecidas pelas soluções em nuvem, embora as PMEs tenham sido mais lentas para implementá-las do que as grandes empresas.

No entanto, a adoção de soluções baseadas em nuvem pelas empresas acelerou à medida que os benefícios de custo das soluções baseadas em nuvem aumentaram. Processos mais previsíveis, segurança e resiliência aprimoradas e maior mobilidade permitiram que as organizações se tornassem muito mais ágeis e eficientes.

A transformação digital economizará no gerenciamento de TI, melhorará a segurança e reduzirá as despesas de impressão. Por um lado, a eliminação de processos manuais e a automação da produção evitam frustrações e preocupações para as organizações. Por outro lado, ajuda a reduzir materiais e resíduos. A estratégia Ecovision da Konica Minolta se concentra em maneiras de economizar os recursos do planeta de forma responsável.