Drupa 2016. Tocando o FuturoEm contagem decrescente, a drupa 2016 – o maior evento mundial na indústria gráfica – está prestes a abrir as portas aos profissionais do sector. De 31 de maio a 10 de junho, sob o lema “Touch the future”, mais de 1.650 expositores de 50 países vão demonstrar as últimas novidades do mundo gráfico, na feira de Düsseldorf, Alemanha.
A drupa, o maior ponto de encontro internacional dos profissionais da indústria gráfica e a maior feira mundial de soluções de impressão e cross-media, onde se reúnem os mais relevantes players das áreas de impressão, embalagem, produção, multicanal, entre outras, é um dos eventos mais aguardados pelos profissionais destes sectores. A última edição, que decorreu em 2012, acolheu cerca de 315 mil visitantes de mais de 130 países.
Espaço de excelência para as últimas novidades e inovações, o certame é o ponto de partida para as tecnologias que impulsionam o mercado, alargando o leque de oportunidades de crescimento, a nível internacional. Com uma nova orientação estratégica, e uma duração de 11 dias, um aspeto renovado e uma rotação reduzida para três anos, a drupa centra as atenções na capacidade de inovação da indústria e fornece uma plataforma para futuras tecnologias.

TENDÊNCIAS

A megatendência do evento deste ano, o Print 4.0., assenta na personalização da impressão digital. Em destaque vão também estar os módulos drupa innovation park, drupa cube, 3D fab + print e a área de embalagem, que conta com uma expansão significativa. As mais recentes inovações da indústria podem ser encontradas no pavilhão 7.0, onde se encontra o DIP (drupa Innovation Park).
Em seis áreas temáticas, 130 expositores vão mostrar as mais recentes novidades nos processos de fluxo de trabalho, automatização e últimas tenologias de impressão. Além disso, pela primeira vez, o DIP terá uma área destinada a conceitos de marketing e negócios de sucesso, oferecendo aos visitantes a vantagem única de poder descobrir inovações e aplicações de mercado imediatas para uma impressão de produtos mais criativa de maneira compacta e conveniente. A apresentação destas soluções inovadoras será complementada por painéis de discussões e palestras.
A impressão funcional é outras das temáticas abordadas na edição deste ano, através de múltiplos exemplos de aplicação da eletrónica imprensa. Os sensores táteis, alta voz Bluetooth de papel ou as tintas condutoras deixam de ser ficção científica graças à inovadora tecnologia de impressão.
Outro tema que não poderia faltar, a impressão 3D, vai marcar presença no evento, ilustrando as oportunidades que oferece tanto para fabricantes de máquinas, como para utilizadores finais.
A partir deste ano, a drupa vai reduzir a sua periodicidade de quatro para três anos, uma decisão que, segundo a organização do certame, pretende adaptar o evento ao acelerado ritmo de inovação do sector.