Por: Two Sides

A indústria de embalagens cartonadas para bebidas é um dos setores de embalagens mais sustentáveis da Europa. Descubra como as organizações ambientais e os fabricantes estão pressionando para torná-lo ainda mais circular.

indústria de embalagens

Como um dos maiores e mais utilizados setores da indústria de papel e papelão, a embalagem está sujeita a um grande escrutínio de governos, painéis, organizações e mídia por seu impacto ambiental. Felizmente, graças a muito investimento, trabalho e dedicação, é também uma das indústrias mais sustentáveis do mundo, com 83% das embalagens de papel e cartão da Europa a serem recicladas, o valor mais elevado de todas as embalagens.

Meta de coleta de papelão de 90%

Uma área de embalagem atualmente recebendo muita atenção é a indústria de embalagens cartonadas para bebidas. Feitas com uma média de 75% de material renovável, as embalagens cartonadas são uma alternativa altamente sustentável às garrafas de plástico e vidro, e a maioria das redes europeias de reciclagem pode reciclar facilmente as embalagens cartonadas.

Na vanguarda da indústria de embalagens cartonadas para bebidas está a Alliance for Beverage Cartons and the Environment (ACE). Este órgão da indústria fornece uma plataforma europeia para os fabricantes de embalagens cartonadas e seus fornecedores compararem e traçarem o perfil das embalagens cartonadas como uma solução de embalagem segura, circular e sustentável.

Continuamente pressionando por maior eficiência no sistema de reciclagem de embalagens cartonadas, a ACE anunciou recentemente que está pedindo uma meta de coleta obrigatória de 90% para embalagens cartonadas para bebidas. A organização quer adicionar essa meta ao Roteiro da Comissão Europeia para 2030 e além, que afirma que todas as embalagens devem ser recicláveis e/ou reutilizáveis até 2030. Ao fazer isso, eles querem criar as condições certas para garantir que as embalagens cartonadas de bebidas podem ser reciclados, reciclados em escala até 2035, facilitando um fluxo confiável de resíduos para incentivar investimentos em infraestrutura e tecnologias de reciclagem.

O benefício para o meio ambiente seria muito grande, explica Dragos Popa, consultor da Roland Berger. As embalagens de bebidas têm de longe a menor pegada de CO2, mas ainda têm uma pegada de carbono. A introdução da meta aumentaria significativamente o rendimento da reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas, em até 90%. Estimamos que isso significaria a eliminação de aproximadamente 300.000 carros adicionais por ano.

Rotulagem de sustentabilidade clara

Juntamente com o trabalho que está sendo feito pela ACE para aumentar a circularidade das embalagens cartonadas na Europa, muitos fabricantes estão conduzindo suas próprias pesquisas e recomendando novas iniciativas para aumentar a conscientização sobre a sustentabilidade da embalagem cartonada.

Um relatório recente da gigante de embalagens cartonadas Tetra Pak descobriu que metade dos consumidores pesquisados considerarão os esforços de descarbonização de uma marca ou credenciais de sustentabilidade ao fazer uma compra. O relatório continua recomendando que os produtos alimentícios sejam rotulados com seu impacto ambiental junto com seu valor nutricional como padrão. Isso minimizaria a confusão do consumidor, maximizaria sua participação e garantiria que eles pudessem compartilhar os rótulos dos produtos.

Não devemos subestimar o papel que todos temos a desempenhar no sistema alimentar global e como ele deve ser descarbonizado para atingir as metas globais de emissões líquidas zero, diz Alex Henriksen, diretor administrativo da Tetra Pak para o norte da Europa e Reino Unido. A Tetra Pak continuará a conduzir a conversa que este relatório estimula, o que fornece ao governo os próximos passos claros para a ação de descarbonizar o sistema alimentar do Reino Unido.