Desde que a campanha começou em 2010, globalmente, Two Sides questionou com sucesso mais de 880 organizações que submeteram seus clientes a repetidas mensagens de greenwashing que prejudicam os setores de papel, impressão e correios.

campanha greenwash

Com enormes pressões sobre a economia; bancos, provedores de telecomunicações, empresas de serviços públicos e até organizações governamentais estão cada vez mais focados em convencer seus clientes a migrarem da comunicação via papel para serviços digitais a fim de cortar custos. Com muita frequência, as comunicações com os clientes tentam mascarar esses esforços de economia de custos, justificando a mudança com apelos de marketing ambiental infundados, como “Menos papel, mais árvores” ou “Opte pela fatura eletrônica e ajude a salvar o planeta”.

Essas alegações de greenwash não apenas violam as regras estabelecidas de marketing ambiental, mas também são extremamente prejudiciais para uma indústria que tem um histórico ambiental sólido e continuamente aprimorado, diz Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina. O segmento de papel incentiva o crescimento do cultivo de árvores para obter sua matériaprima e conserva extensas áreas de matas nativas. Muitas das organizações que abordamos ficam surpresas ao saber que a produção de papel utiliza somente árvores plantadas para esse fim e que essas florestas, somadas às áreas preservadas pela indústria de celulose e papel estocam mais que o dobro de toda a emissão de carbono no Brasil, em um ano, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

Two Sides abordou mais de 1.900 organizações em toda Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, que estavam fazendo declarações enganosas sobre o papel. Até agora, mais de 880 delas removeram essas declarações de suas comunicações e Two Sides continua a questionar e informar as demais .

Até 2021, no Brasil, 82 companhias removeram alegações enganosas sobre o papel, incluindo empresas de serviços públicos, organizações governamentais e bancos para citar alguns.

É imprescindível que todo greenwash continue a ser questionado para garantir que a reputação ambiental da indústria seja reconhecida e que os meios de subsistência de milhares de profissionais que ela emprega, bem como os volumes de impressão, papel e serviços de postagem, não sejam prejudicados pela disseminação desse marketing enganoso e oportunista, que é o greenwash, diz Mortara.

Devido ao enorme alcance de algumas dessas organizações, suas alegações infundadas têm um efeito prejudicial na percepção do consumidor de papel e ameaçam um setor que emprega diretamente mais de 500.000 cidadãos; são responsáveis por um saldo na balança comercial de mais de 11 bilhões de dólares e arrecadam quase 13 bilhões de Reais em impostos. O impacto financeiro do greenwash na indústria de papel, impressão e postagem representa uma preocupação global se essas mensagens continuarem sem contestação. Uma pesquisa recente na Europa, realizada pela Two Sides e Censuswide em 2021, descobriu que apenas na Europa, o greenwhashing ameaça a perda de € 337 milhões de valor anualmente para a indústria de papel, impressão e serviços de postagem.

 A campanha anti-greenwhash continua sendo uma prioridade para Two Sides, continuaremos a pedir às empresas que deixem de fazer alegações ambientais infundadas e enganosas sobre a eliminação do papel em todas as suas comunicações.

Somos gratos pela cooperação de centenas de organizações que mudaram ou eliminaram as alegações de greenwhash de suas mensagens, e também agradecemos às muitas partes interessadas do setor e consumidores que enviam casos de greenwhash para Two Sides, conclui Mortara.

Two Sides continua a desafiar ativamente as principais organizações que enganam os consumidores usando falsas alegações ambientais sobre o uso de papel. Por favor, envie para nós casos de greenwash em gw@twosides.org.br.

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides estimula a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de árvores cultivadas e manejadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis