ATDL - Encontro Anual para os Diários Latino-americanos Em 2018, ATDL – Encontro Anual para os Diários Latino-americanos aconteceu em Bogotá (Colômbia), reunindo os maiores e principais veículos de comunicação impressos da região para discutir tendências, desafios e novas tecnologias para o setor.
ATDL - Encontro Anual para os Diários Latino-americanosNesta edição, temas como maior demanda por qualidade, redução de custos, novos formatos de impressão e teletrabalho estiveram entre os temas de maior destaque, indicando os caminhos atuais e futuros para a produção das empresas jornalísticas da América Latina.
A abertura a conferência foi realizada pelo Sr. Luis Miró Quesada, um dos sócios-fundadores da ATDL, o qual destacou os objetivos básicos da entidade, e a necessidade de abrir espaço para temas atuais pertinentes à realidade dos jornais de toda a América Latina, como gestão estratégica, comercialização, circulação etc., bem como debater sobre o potencial das tecnologias digitais que, segundo ele, abrem novas possibilidades de negócios para as tradicionais marcas e empresas jornalísticas.
ATDL - Encontro Anual para os Diários Latino-americanosLevando o tema sustentabilidade aliada à qualidade e produtividade, a Kodak teve participação ativa ao longo dos três dias de conferência, apresentando, sobretudo, os desenvolvimentos mais recentes e os benefícios de sua geração de chapas Sonora livres de processamento para o mercado editorial.

Case mundial

Entre os casos mais emblemáticos de empresas jornalísticas que estão utilizando a tecnologia de chapas Kodak livres de processamento em altas tiragens de produtos impressos estão exemplos como Estado de S. Paulo (Brasil), Digital First Media (EUA), Berkshire Hathaway Media Group (EUA), Southwest Offset (EUA), e a Organização Editorial Mexicana – OEM (México), este último, o maior caso de uso de chapas Kodak Sonora em escala mundial.
ATDL - Encontro Anual para os Diários Latino-americanosO Grupo OEM, com sede na Cidade do México, imprime jornais em todo o México, totalizando 60 títulos – o mais antigo, com 91 anos, publicado em Chihuahua. Foi fundado em 1976 por Dom Mario Vázquez Raña. Hoje, é administrado pela Sra. Paquita Ramos de Vázquez Raña, e possui, em sua estrutura de negócios, 24 radiodifusoras, 43 sites na internet, um canal de televisão e telas de alta definição. Conta, ainda, com uma das principais empresas mexicanas de fabricação de papel cartonado e de papel para a indústria de corrugados.