Por: Debbie McKeegan – FESPA

As últimas tecnologias para a fabricação de roupas esportivas continuam impulsionando a inovação e alterando o processo tradicional neste setor em expansão. A indústria empreendeu uma viagem transformadora em 2023, na medida em que os avanços em maquinaria, software, processos e materiais de impressão desempenharão um papel fundamental.

roupas esportivas

Como setor, estima-se que o mercado mundial de roupa esportiva registrará uma taxa anual calculada de 4,2% durante o período previsto. É provável que o mercado mundial alcance uma valorização de 3.15.035,4 milhões de dólares em 2024 e alcance 4.75.689,7 milhões de dólares em 2034 (Future Market Insights).

A roupa esportiva é fabricada comumente com uma variedade de materiais e misturas; os mais populares incluem poliéster, nailon e spandex. Estas fibras sintéticas são leves, duram e absorvem a umidade; ideal para roupa esportiva. Os novos avanços na ciência dos materiais estão impulsionando de maneira importante uma mudança sistêmica para substituir as fibras sintéticas por fibras e misturas naturais e recicladas de alto rendimento.

Esta revisão tecnológica se aprofunda em algumas das últimas inovações que estão remodelando o panorama da fabricação e personalização de roupas esportivas, com uma abordagem especial na tecnologia de impressão, tecidos e processos.

Tecnologias de impressão DTG (Direto para a compra)

Durante o ano, a impressão DTG (direto à roupa) se concentrou em superar o eterno problema de impressão nas fibras mais populares da roupa esportiva: poliéster e elastano. Enquanto anteriormente a qualidade de impressão e as propriedades de solidez eram ruins, em 2023 ele ofereceu soluções elegantes à indústria por parte de uma variedade de atores.

Na Kornit Digital, quem afirma que sua solução de tecnologia MAX Poly é ideal para criar infinitas novas oportunidades para a personalização de roupas esportivas de poliéster sob demanda. La Atlas MAX Poly apresenta uma qualidade excepcional na impressão de poliéster tanto para poliéster claro como escuro. Ele atenua tanto a migração de tonalidade como o aquecimento posterior ao seco, e a tela conserva uma sensação suave mesmo com estampados pesados. A tecnologia agora oferece novas capacidades para imprimir diretamente sobre poliéster com cores vibrantes inigualáveis, até néon, de maneira mais sustentável possível.

Na vanguarda da inovação, a Ricoh afirma que o novo Ri 4000 com o líquido e o intensificador de tinta (pretratamento) recentemente desenvolvido logra os objetivos de crescimento empresarial dos clientes para imprimir com facilidade em material 100% poliéster e misturas com alto conteúdo de poliéster. Com a tecnologia potenciadora incorporada, o RICOH Ri 4000 elimina a qualidade inconsistente do manual de pré-tratamento para lograr a maior eficiência no trabalho. Suas tecnologias mais recentes oferecem produção personalizada e impressão industrial de roupas a um preço equitativo para usuários empresariais que exigem impressão de roupas esportivas em poliéster.

roupas esportivas

Tecnologias DTF (Directo a Película)

A impressão direta no filme é adequada para roupas esportivas, roupas externas e acessórios de vestuário de alta resistência.

Recentemente foi lançada para 2023 a impressora DTF Brother GTX Pro Series, que afirma que Com sua tecnologia avançada e sua interface fácil de usar, esta impressora oferece uma qualidade de impressão excepcional e velocidades de produção rápidas. A série Brother GTX Pro foi projetada para Manejar impressões de grande volume e ao mesmo tempo garantir uma reprodução precisa de cor e durabilidade. A impressora apresenta uma grande área de impressão, o que permite máximas possibilidades de design. Ele também usa tecnologia de tinta proprietária da Brother, que garante cores vibrantes, excelente lavabilidade e impressões duradouras. A impressora Brother GTX Pro Series DTF é adequada tanto para pequenas empresas quanto para ambientes de produção em grande escala.

Da M&R, o sistema de impressão de transferência direta para filme (DTF) QUATRO é a mais nova solução de impressão, proporcionando impressões de alta qualidade com um valor de alta qualidade. M&R afirma: A indústria de decoração de vestuário estampado continua a evoluir em um ritmo rápido, devido a várias tendências notáveis ??e avanços tecnológicos que estão moldando a indústria. O sistema de impressão por transferência (DTF) M&R QUATRO é um método moderno e eficiente para aplicação durável, imagens vibrantes e de alta qualidade para uma ampla variedade de roupas e tipos de tecidos.

O processo DTF começa com a criação de um design digital em um computador. Uma vez finalizado o design, ele é impresso em filme PET especial com uma impressora jato de tinta digital especializada usando tintas jato de tinta aquosas pigmentadas ciano, magenta, amarelo, preto e branco. Terminada a impressão, e com a tinta ainda úmida, o transfer é preparado aplicando uma camada de adesivo na área de impressão. Imediatamente após a aplicação do adesivo, a construção final do filme, a tinta e o adesivo são preparados para a impressão. processo de transferência, passando-o por um sistema de secagem infravermelho de alta eficiência para curar a tinta e fundir o adesivo para obter uma ligação forte entre a tinta e o tecido, garantindo uma impressão duradoura e duradoura.

Tecnologias de sublimação de tinta

As impressoras de sublimação de tinta Mimaki, juntamente com o software de design e visualização de roupas EarlyVision da Nopinz, estão fabricando trajes de velocidade para algumas das principais equipes de ciclismo do mundo, bem como para amadores competitivos.

As duas principais impressoras de sublimação de tinta da Mimaki, a TS300P-1800 e a TS55-1800, estão equipadas para imprimir nos vários tecidos técnicos necessários para roupas de ciclismo e podem reproduzir cores para atender às expectativas do cliente.

A oferta EarlyVision usada pela Nopinz afirma permitir fluxos de trabalho eficientes para personalização em massa e fabricação sob demanda. Seus sistemas simplificam o fluxo de trabalho do design à produção, permitindo que os designers se concentrem no design e criem arquivos prontos que são automaticamente preparados para produção com base em pedidos de comércio eletrônico.

Os novos desenvolvimentos de maquinaria e tintas da Epson afirmam que a SC-F9400 foi construída com a eficiência em mente, mantendo o elevado desempenho, mesmo ao imprimir cores ricas para roupa desportiva, e com pacotes de tinta de maior capacidade, a SC-F9400 continuará a funcionar durante todo o processo. A SC-F9400 tem velocidade máxima de impressão de 108,6 m2/h para entregas rápidas. As configurações atualizadas oferecem menor tensão e registro preciso, melhorando a absorção e reduzindo o custo de propriedade (TCO) ao usar papéis de sublimação mais leves.

Os avanços no papel de transferência por sublimação de tinta continuam a enfrentar os desafios da indústria e a melhorar o desempenho, a eficiência e a sustentabilidade. Em Coldenhove, a Jetcol é considerada há muito tempo como referência na indústria de sublimação digital. Seu produto Jetcol oferece um papel revestido de sublimação com desempenho de transferência extremamente alto.

roupas esportivas

Coldenhove afirma que o substrato oferece até 97% de adequação para roupas esportivas, acrescentando: Com apenas 66 g/m2, o Jetcol HTR1000 é o tipo de papel mais leve da família Jetcol Original. Este papel foi projetado para plotters mais rápidos, com tintas de sublimação à base de água mais comumente usado na indústria de roupas esportivas. O papel Jetcol HTR1000 da Coldenhove pode suportar cobertura de tinta de até 240% e oferece uma gama de propriedades exclusivas, incluindo a capacidade de imprimir uma gama de cores ampla e brilhante, impressão com detalhes finos e, o mais importante, qualidade consistente.

É esta qualidade que permite obter os mesmos resultados em todos os trabalhos de impressão, trazendo mais previsibilidade à sua produção.” Coldenhove inventou o papel de impressão digital por sublimação de tinta na Holanda e seu papel Jetcol obteve uma patente em 1998.

Tecidos para estampar roupas esportivas

A ciência dos materiais continua a ultrapassar os limites da inovação têxtil; À medida que a indústria avança gradualmente para uma economia circular, são necessários novos materiais para completar o paradigma da reciclagem circular.

Um exemplo disso é a mais recente inovação Microft AR do desenvolvedor de fibras Teijin Frontier, que lançou recentemente uma nova coleção de malhas sem costura para esportes ao ar livre, batizada de Microft AR. Ele descreve a coleção como oferecendo calor e conforto combinados, com alta funcionalidade. Ela lançará o Microft AR a tempo para a temporada outono-inverno 2024-2025 e prevê vender 100.000 peças durante o ano fiscal de 2026.

As roupas são feitas de poliéster 100% reciclado, usando o fio de filamento de poliéster de alto desempenho proprietário da Deltapeak como núcleo. Teijin disse que isso cria uma estrutura de laço de alta densidade para fornecer desempenho de elevação favorável e isolamento térmico volumoso”, ao mesmo tempo que evita que as fibras se espalhem. caindo. As propriedades de desempenho incluem absorção de suor, secagem rápida e alta respirabilidade. As roupas também serão altamente compactáveis ??e dobrarão em um tamanho pequeno.

E da Lycra veio a tecnologia COOLMAX EcoMade PRO, que afirma: Esta fibra especial de poliéster é feita de recursos 100% reciclados e combina absorção de umidade, tempos de secagem rápidos e respirabilidade excepcional para fornecer um nível superior de conforto em todos os usos finais de alto impacto. A tecnologia COOLMAX EcoMade fornece o mesmo desempenho de resfriamento confiável que você espera da marca COOLMAX, mas é feita de recursos 100% reciclados para ajudar o meio ambiente. Os consumidores ambientalmente conscientes também apreciarão que esta fibra “tecido de poliéster pode ser feito de 100% de resíduos têxteis ou garrafas PET recicladas. Qualquer uma das opções oferece desempenho permanente de absorção de umidade.

Software para produção de estampas esportivas

À medida que se acelera a mudança para produtos personalizados e produção personalizada para satisfazer as preferências dos consumidores, a utilização de software de automação e novos desenvolvimentos de software de design digital estão a tornar-se focados e matizados para eliminar os desafios da procura de produção de baixo custo.

Na Clo3D, cujos desenvolvedores têm o slogan promocional “design mais inteligente”, eles afirmam que usando seu software “você pode criar roupas esportivas em formato 3D virtual, anexando os designs a um avatar prescrito”. Isso é feito criando padrões virtuais a partir de designs 2D, costurando-os digitalmente e colocando-os no avatar. O software então faz sua mágica, criando uma vestimenta virtual extremamente precisa e vívida que pode ser vista na tela girando 360 graus. O robusto mecanismo de simulação do Clo3D permite ao designer criar inúmeras camadas e detalhes complexos antes da impressão.

Outra empresa de software especializada neste setor é a Browzwear, que afirma: Nossa parceria com a Freudenberg permite a criação de roupas esportivas impressas ativas com acesso a mais de 30 das entretelas tecidas, de trama e não tecidas mais populares da Freudenberg para uma ampla gama de três bibliotecas digitais para roupas esportivas ativas, moda e camisas oferecem aos designers uma maneira rápida e fácil de encontrar a solução certa para adicionar estrutura, suporte e estabilidade a uma peça de roupa e ver exatamente como a aparência, o ajuste e o caimento são apresentados com precisão. e ajustar suas criações virtuais de maneira realista. 3D.

Em um mercado global de roupas esportivas que deverá crescer de US$ 193.890 milhões em 2023 para US$ 305.670 milhões em 2030 (Pesquisa e Mercados), e atingir US$ 4.75.689,7 milhões em 2034 (Future Market Insights). A decoração de roupas esportivas desempenha um papel importante na indústria e com inúmeros avanços tecnológicos, o futuro é verdadeiramente uma perspectiva brilhante para todos os envolvidos.

Em todo o setor, a customização e a personalização estão impulsionando a inovação sistémica e a digitalização na indústria do vestuário desportivo.

Descubra as últimas novidades em roupas esportivas na Sportswear Pro 2024, que acontece de 19 a 22 de março de 2024. A Sportswear Pro apresentará as mais recentes tecnologias e soluções para a produção de roupas esportivas personalizadas e sob demanda. Desde design de amostras e fluxos de trabalho digitais automatizados até materiais inovadores e tecnologias vestíveis integradas, a exposição e fórum de tendências visionárias apresentará soluções de produção mais rápidas, eficientes e sustentáveis para marcas e fabricantes de roupas esportivas e esportivas.