A madeira é um dos instrumentos naturais mais eficientes para sequestrar carbono, de fato, ela é armazenada em sua estrutura mesmo após o corte das árvores. Essa madeira vem de nossas florestas, que são poderosos escudos naturais contra ameaças como as mudanças climáticas, desde que aprendamos a cuidar delas.

florestas

Sabemos que replantar é uma ação importante para a natureza, para as florestas e para a biodiversidade do nosso planeta, mas esquecemos que é o mesmo, ou mais importante, proteger as árvores que já temos com medidas específicas para fortalecê-las e evitar o desmatamento . E a ferramenta mais eficaz para conseguir isso é o gerenciamento. Porque apesar dos incríveis benefícios ecológicos, econômicos e sociais que as florestas proporcionam, o desmatamento continua a uma taxa sem precedentes. E sua existência é vital, para, por exemplo, regular o clima, manter bacias hidrográficas com água limpa ou limpar o ar que respiramos.

O Dia Internacional das Florestas, comemorado em 21 de março, tem servido para enfocar a necessidade de manejo florestal. Em última análise, um terço da superfície da Terra é coberto por esses ecossistemas. Na Espanha, por exemplo, existem verdadeiras joias naturais como as localizadas na província de Soria e que se consolidam como grandes escudos naturais contra as mudanças climáticas.