Site icon Alborum

As associações gráficas de Portugal, Espanha e Brasil enfrentam o futuro

associações gráficas

Com o tema central “Visão de futuro”, realizou-se nos dias 10, 11 e 12 de setembro através do zoom um encontro com conferências on-line organizado por um evento organizado conjuntamente pela APIGRAF, NEOBIS e ABIGRAF, as associações gráficas de Portugal , Espanha e Brasil.

O evento teve um triplo objetivo:

  1. Agende um calendário: o setor está vivo, as associações que o representam são ativas e os empresários que o compõem partilham uma dinâmica comum
  2. Sinergias: perspectivas semelhantes de diferentes países, mas com um foco comum.
  3. Networking entre empreendedores de três países

Depois de uma experiência entre a APIGRAF e a ABIGRAF, associação brasileira congénere, realizada online em junho, da qual participaram mais de 300 empresários de Portugal e do Brasil, a APIGRAF decidiu estender o convite para participar num evento deste tipo, não apenas a empresários brasileiros, mas também espanhóis, reforçando os laços de colaboração que se estabeleceram entre associações dos três países.

Assim, Nossa proposta não implica a realização de um único evento (modelo Webinar) em dia e horário específicos. Pretendemos ainda definir a agenda numa verdadeira semana gráfica que terá um dia principal – tipo “institucional” – e três dias temáticos, disse Lopes de Castro, em preparação para o evento, que se desenvolveu sob os temas:” A Indústria na póspandemia: o que mudou no mercado? “,” Mercados externos: oportunidades de negócios “e” Inovações em tecnologia, produção e produtos: o que vem a seguir “.

A apresentação inicial do primeiro dia foi feita por Lopes de Castro, presidente da APIGRAF; Levi Ceregato, presidente da ABIGRAF, e Álvaro García Barbero, presidente do NEOBIS.

Os três, além de saudar as mais de cem pessoas conectadas online, falaram sobre o efeito que a pandemia está causando no mercado gráfico de cada um de seus países.

O encontro do primeiro dia foi encerrado com as contribuições de Paulino Pinto Ribeiro, da Finieco, de Portugal, Ignacio Manero, da Graficas Manero B2Pack, da Espanha, e Fábio Gabriel dos Santos, da Leograf Gráfica e Editora, do Brasil.

Todos enfocaram o impacto da pandemia no setor e o que as empresas podem fazer para superar essa crise.

No segundo dia de apresentações, com um tema único, as apresentações mostraram diferentes formas de encarar o futuro. Por Portugal, falou Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP; Jesús Alarcón, secretário- geral do NEOBIS, o fez pela Espanha; por o Brasil falou Wagner Silva, gerente geral da ABIGRAF, e por fim, Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil e diretor da Expoprint América Latina encerrou as apresentações.

O terceiro dia foi o momento de expor as Inovações em tecnologia, produção e produtos das empresas parceiras do evento, Canon e Heidelberg.

Francisco Cachinero e José Nuñez o fizeram em nome do Cônego Espanha e em nome de Heidekberg foi Roland Krapp, que falava em português com sotaque brasileiro devido à sua longa estada no país, com o apoio gráfico de José Díaz.

O brasileiro Andy Lima, radicado na Europa, guru da tecnologia e estrategista de negócios foi o convidado de honra, referiu-se à estratégia digital do seu ponto de vista.

A sessão de encerramento foi feita pelos presidentes das três associações convocadoras APIGRAF, NEOBIS e ABIGRAF.  

Exit mobile version