
Com o tema central “Visão de futuro”, realizou-se nos dias 10, 11 e 12 de setembro através do zoom um encontro com conferências on-line organizado por um evento organizado conjuntamente pela APIGRAF, NEOBIS e ABIGRAF, as associações gráficas de Portugal , Espanha e Brasil.
O evento teve um triplo objetivo:
- Agende um calendário: o setor está vivo, as associações que o representam são ativas e os empresários que o compõem partilham uma dinâmica comum
- Sinergias: perspectivas semelhantes de diferentes países, mas com um foco comum.
- Networking entre empreendedores de três países
Depois de uma experiência entre a APIGRAF e a ABIGRAF, associação brasileira congénere, realizada online em junho, da qual participaram mais de 300 empresários de Portugal e do Brasil, a APIGRAF decidiu estender o convite para participar num evento deste tipo, não apenas a empresários brasileiros, mas também espanhóis, reforçando os laços de colaboração que se estabeleceram entre associações dos três países.
Paulino Pinto Ribeiro de Finieco. Jesús Alarcón Wagner Silva Francisco Cachinero, Canon Roland Krapp Heidelberg
Assim, Nossa proposta não implica a realização de um único evento (modelo Webinar) em dia e horário específicos. Pretendemos ainda definir a agenda numa verdadeira semana gráfica que terá um dia principal – tipo “institucional” – e três dias temáticos
, disse Lopes de Castro, em preparação para o evento, que se desenvolveu sob os temas:” A Indústria na póspandemia: o que mudou no mercado? “,” Mercados externos: oportunidades de negócios “e” Inovações em tecnologia, produção e produtos: o que vem a seguir “.
A apresentação inicial do primeiro dia foi feita por Lopes de Castro, presidente da APIGRAF; Levi Ceregato, presidente da ABIGRAF, e Álvaro García Barbero, presidente do NEOBIS.
Os três, além de saudar as mais de cem pessoas conectadas online, falaram sobre o efeito que a pandemia está causando no mercado gráfico de cada um de seus países.
Wagner Silva Roland Krapp Ignacio Manero de Graficas Manero-B2Pack Roland Krapp
O encontro do primeiro dia foi encerrado com as contribuições de Paulino Pinto Ribeiro, da Finieco, de Portugal, Ignacio Manero, da Graficas Manero B2Pack, da Espanha, e Fábio Gabriel dos Santos, da Leograf Gráfica e Editora, do Brasil.
Todos enfocaram o impacto da pandemia no setor e o que as empresas podem fazer para superar essa crise.
No segundo dia de apresentações, com um tema único, as apresentações mostraram diferentes formas de encarar o futuro. Por Portugal, falou Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP; Jesús Alarcón, secretário- geral do NEOBIS, o fez pela Espanha; por o Brasil falou Wagner Silva, gerente geral da ABIGRAF, e por fim, Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil e diretor da Expoprint América Latina encerrou as apresentações.
O terceiro dia foi o momento de expor as Inovações em tecnologia, produção e produtos das empresas parceiras do evento, Canon e Heidelberg.
Francisco Cachinero e José Nuñez o fizeram em nome do Cônego Espanha e em nome de Heidekberg foi Roland Krapp, que falava em português com sotaque brasileiro devido à sua longa estada no país, com o apoio gráfico de José Díaz.
Andy Lima.
O brasileiro Andy Lima, radicado na Europa, guru da tecnologia e estrategista de negócios foi o convidado de honra, referiu-se à estratégia digital do seu ponto de vista.
A sessão de encerramento foi feita pelos presidentes das três associações convocadoras APIGRAF, NEOBIS e ABIGRAF.