Por: Winfried Muehling, diretor de Marketing e Comunicação da Pro Carton

A embalagem é frequentemente vista como um item de uso único, mas na realidade, trata-se de um recurso extremamente valioso. Na Pro Carton, acreditamos que nenhuma embalagem deve terminar como lixo, mas sim se tornar um ativo contínuo dentro do sistema de reciclagem. Quando a embalagem é projetada para ser circular desde o início, ela pode ser transformada em matéria-prima secundária, permitindo a criação de novas embalagens de alta qualidade e avançando assim em nossas metas ambientais compartilhadas.

procarton recurso

Um processo eficiente de coleta e reciclagem está no centro de nossa estratégia para reduzir o desperdício de embalagens na Europa. A reciclagem não apenas diminui o desperdício, mas também impulsiona a transição para uma economia mais circular. Esse modelo ressoa com os consumidores, que confiam e participam ativamente dos sistemas europeus de coleta e reciclagem, especialmente no caso de materiais reciclados. A confiança do consumidor é refletida nos dados mais recentes: em 2022, as taxas de reciclagem de papelão na Europa aumentaram para 83,2%, de acordo com o Eurostat.

De olho no futuro, solicitamos a todos os stakeholders que apoiem a coleta seletiva de materiais à base de fibras. Este passo é crucial para garantir matéria-prima de alta qualidade para reciclagem, possibilitando a produção de soluções de embalagem mais resilientes e sustentáveis. A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, realizada entre 16 e 24 de novembro do ano passado, serve como um lembrete oportuno do poder da circularidade. Assim, com design responsável, reciclagem eficaz e engajamento do consumidor, podemos garantir que a embalagem continue sendo um recurso valioso e reutilizável, conduzindo a Europa a um futuro mais sustentável e com baixo carbono.