Site icon Alborum

A necessidade de Organizações Líquidas, para a era pós-COVID-19

Por: José Antonio Martínez, LeanPrinting e consultor de melhoria de processos na LTCaM.

Meus clientes estão me dizendo: o mercado é muito raro … assim que você tem algumas semanas em que trabalha muito e é forçado a reforçar turnos, enquanto passa uma temporada praticamente parada. A demanda é imprevisível e quase não obedece a um padrão previsível …

Ultimamente, muitas causas se juntam: as rápidas mudanças socioeconômicas, o excesso de demanda, a imprevisibilidade dos clientes finais, desenvolvimentos tecnológicos, acesso democrático à informação pela Internet … A conseqüência direta é que precisamos enfrentar e gerenciar o que foi definido há muito tempo. como um ambiente VUCA; isto é, um ambiente VOLÁTIL, imerso em INCERTEZA, COMPLEXA E AMBÍLIA (VUCA vem dos termos anglo-saxões; Volatility, Uncertanty, Complexity y Ambiguity).

E ainda por cima, dentro desse contexto da VUCA, o COVID-19 nos impressiona. É muito claro que haverá um antes e depois dessa pandemia e que as empresas que sobreviverem serão forçadas a realizar um profundo processo de mudança cultural e organizacional.

Gostaria de compartilhar com você minha visão de quais devem ser as características das empresas gráficas pós-COVID-19, que nada mais são do que as chamadas Organizações Líquidas.

Uma Organização Líquida é uma empresa enxuta, com alta e rápida capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente. As qualidades dessas empresas são: LUZ na estrutura, AGILE diante das mudanças e altamente FLEXÍVEL com variações na demanda.

Leveza

Infelizmente, esse recurso quase virá como padrão, devido aos drásticos ajustes econômicos e estruturais que as empresas gráficas serão forçadas a fazer após a paralisação da atividade.

Empresas Light ou Lean são organizações nas quais:

Agilidade

Uma empresa Agile é uma organização que está se transformando rapidamente de acordo com as necessidades do seu ambiente. Essas necessidades podem ser de várias naturezas; tecnológico, industrial, socioeconômico, político, etc.

No gerenciamento diário, essas empresas:

Flexibilidade

Uma organização flexível se adapta rapidamente, sem incorrer em custos adicionais, às mudanças na demanda de mão-de-obra.

Essa qualidade é possivelmente uma das mais necessárias em nosso contexto atual. Atualmente, não é razoável, nem economicamente viável, trabalhar em período parcial e cobrar horas extras para passar vários dias sem trabalhar na semana seguinte.

Na minha opinião, em nossa situação atual, as empresas mais flexíveis têm muito mais oportunidades para continuar suas atividades. Organizações com alta flexibilidade:

Em resumo, após o COVID-19, na minha opinião, uma mudança de paradigma no gerenciamento de empresas gráficas será necessária, uma mudança que demandará empresas mais leves (mais enxutas), mais ágeis e flexíveis. Organizações líquidas serão necessárias.

Exit mobile version