À medida que a flexografia ganha uma fatia maior do mercado de embalagens flexíveis, em detrimento das gravuras, a confiança no processo continua aumentando. Na Plastilene, uma empresa conversora de embalagens flexíveis colombiana, é justo dizer que a confiança está nas alturas.

Plastilene_Belina-Duran
Diretora geral Belinda Duran, da Plastilene

Eu digo às pessoas: ‘Você conhece alguma coisa que eu não possa fazer com flexo? Porque eu não conheço., diz a diretora geral Belinda Duran.

Duran reluta em afirmar que os processos de rotogravura e flexo são concorrentes.

Principal produtora

Com oito fábricas nas Américas do Sul e Central, Plastilene é uma grande produtora regional de embalagens flexíveis, etiquetas e envelopamentos.

A empresa tem representação em vinte países das Américas, o que dá ao grupo um alcance considerável. Além disso, ela está bem posicionada para analisar o que está acontecendo no mercado.

A chave para manter a situação sob controle é continuar próximo dos clientes para entender as necessidades deles agora e no futuro. Portanto, um serviço altamente personalizado é o ponto central para a estratégia da Plastilene. Na empresa, cada cliente tem seu próprio executivo responsável, que tem a tarefa de identificar oportunidades e aprimorar produtos.

O desenvolvimento de produtos é um processo contínuo; as equipes de pesquisa e desenvolvimento trabalham em novas tintas, substratos e técnicas de acabamento.

Plastilene

A automação é essencial

Outro fator-chave na estratégia da Plastilene é a automação de processos. Não há mais espaço para o trabalho manual com a flexo, diz Duran. O processo de fabricação precisa ser consistente e repetível se o que se deseja oferecer é uma genuína alternativa de alta qualidade à impressão offset e à rotogravura. Claro, é preciso investir tempo em otimização de processos, como, por exemplo, atingir o equilíbrio ideal entre uma visualização de alta resolução em lpi, tintas altamente pigmentadas e a dosagem correta de anilox. Mas o resultado compensa o esforço.

Pensando no futuro, Duran vê um crescimento contínuo da fatia de mercado para a flexografia. Acho que os grandes avanços feitos na flexo recentemente chamaram a atenção de todos e iniciativas como o Global Flexo Innovation Awards ajudarão.