A 29ª edição do FuturePrint chega ao fim, com números e resultados superando as expectativas. A feira, que aconteceu de 10 a 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), recebeu mais de 40 mil visitantes que queriam conhecer inovações tecnológicas, tendências e adquirir conhecimentos sobre serigrafia, sinalização e têxtil setores de impressão.

FuturePrint

Este é o primeiro ano em que a feira foi realizada sob o nome FuturePrint, que surge como uma evolução do tradicional nome Serigrafia SIGN FutureTEXTIL. O novo conceito foi introduzido com conteúdos mais relevantes, inovações, troca de informações e demonstrações práticas, que foram capazes de gerar oportunidades de negócios a partir de experiências únicas, promovidas pelas atrações expostas na feira.

Na FuturePrint, os visitantes puderam aprender mais sobre as diversas técnicas e soluções trazidas pelos expositores. A feira cresceu significativamente, com mais de 40 novos expositores, um aumento de área de cerca de 28%, além de pavilhões internacionais. Estas são algumas das razões pelas quais a FuturePrint é considerada a feira mais importante para quem busca comunicação visual, impressão têxtil, serigrafia e sublimação. Podemos dizer que esta é a feira ideal para quem trabalha nesta indústria, afirmou a diretora do evento, Liliane Bortoluci.

Um dos principais marcos desta edição foi a presença de um público bem qualificado, que visitou os estandes durante os quatro dias em busca de máquinas que ajudassem a aumentar a capacidade de produção de suas empresas, garantindo melhor qualidade de mercado. O evento contou com a participação de visitantes interessados ​​em fazer negócios e atender às crescentes demandas de sua indústria. Isso é resultado do nosso compromisso constante de fomentar e buscar novos nichos de mercado, o que proporciona aos nossos visitantes oportunidades de diversificar seus negócios, afirmou Yeda Monteiro, gerente de produtos.

Comemorando 10 anos na feira, Mimaki percebeu a qualidade do público presente nesta edição, que chegou ao evento preparado e motivado para buscar soluções tecnológicas para atender suas necessidades. É uma feira com visitantes de alta qualidade, que abordaram os estandes sabendo o que queriam, entendendo processos, produtos, aplicações e principalmente sabendo que não necessariamente os produtos mais baratos são oferecidos aqui, mas os mais importantes do mercado. Os melhores jogadores e soluções estão aqui, afirmou Danilo Ribeiro, Gerente de Marketing e Produto da Mimaki Brasil.

Na opinião do diretor da Alltak, Marcelo Souss, uma característica interessante da feira é que ela impulsiona o mercado. Os clientes já sabem que é realizado em julho, então eles fazem arranjos para visitar São Paulo e aprender sobre as inovações. É muito importante fazer parte deste evento porque é aqui que a indústria tem um vislumbre de tendências e indicadores mostrando para onde o mercado está indo.

Em sua oitava participação na FuturePrint, a Epson Brasil promoveu uma ação inédita, acreditando no potencial da feira e do mercado brasileiro. A FuturePrint é hoje a feira mais importante do mercado nacional e, como tal, sabemos definitivamente que precisamos estar aqui. Pela primeira vez na Epson, a empresa trouxe produtos que ainda não foram apresentados ao mundo, mas que estão em exposição na FuturePrint, tal é a importância da feira. Optamos por lançar o produto primeiro no Brasil e depois para o mundo, diz Fábio Tolosa, especialista em produtos da Epson.

Vista de mercado positiva

Pela primeira vez na feira, a representante comercial, Monique Guedes, que trabalha com comunicação visual na cidade de Maceió (AL), ficou muito animada com o que viu na feira. Aqui tive a oportunidade de aprender sobre muitos novos materiais e máquinas que ainda não chegaram à nossa cidade ou que já estão desatualizados lá. Eu achei muito interessante conhecer pessoas de muitos lugares diferentes. Eu definitivamente voltarei no próximo ano, ela diz.

A feira atendeu às nossas expectativas porque havia muitas opções para servir, desde pequenas produções até a expansão da produção que temos agora. Com tantos expositores, muitas opções e essa ampla gama de produtos, também podemos apresentar novas ideias para aplicar, afirma Fábio Silva, coproprietário de uma empresa de uniformes escolares e esportivos em São José dos Campos (SP). .

Do Ceará, Bianor Teles, que trabalha na indústria de comunicação visual, ficou muito empolgado com a participação na edição deste ano e já está fazendo arranjos para retornar em 2020. Participar de um evento como esse é edificante, pois nossa visão muda com entusiasmo renovado. Estou muito entusiasmado com as inovações que aprendi aqui e com a possibilidade de aplicá-las ao meu negócio, com a certeza de que os clientes vão gostar. Para a edição do próximo ano, quero trazer meus amigos e parceiros do setor para saber mais sobre inovações e trazê-los para a nossa região!.

Local para treinamento profissional

Quem participou do evento também teve a oportunidade de ver as atrações promovidas ao longo dos quatro dias, em paralelo à feira, que ofereceu uma programação de palestras e debates, com foco no fornecimento de informações e novos conhecimentos aos visitantes.

Espaços como o Fórum FuturePrint – que contou com conteúdo intenso, com renomados palestrantes abordando comunicação visual, sublimação, impressão digital e gestão empresarial; o Circuito de Impressão Digital Têxtil, uma atração interativa que mostra como funciona o processo por trás da fabricação de produtos têxteis usando a impressão digital.

Paralelamente ao Circuito, foi realizado o Fórum Futuro da Têxtil, com apresentação de palestras, debates e histórias de sucesso; Serigrafia em Ação – que trouxe conteúdo e apresentações práticas sobre o universo da serigrafia; Sublimação em Ação, apresentado pela primeira vez, – com palestras e workshops sobre a indústria da sublimação; DecorPrint – um ambiente criado para demonstrar as infinitas possibilidades que técnicas de impressão e vários substratos oferecem para a decoração de interiores; o Acrylic Forum – apresentando as mais recentes tecnologias para uso de acrílico para comunicação visual; a Sala do Crédito, local oferecido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) eo Sindicato da Indústria Gráfica do Estado de São Paulo (Sindigraf), que reuniu bases, cooperativas, fintechs e agentes de desenvolvimento auxiliar os visitantes na construção da melhor estratégia de financiamento, explicando as oportunidades de crédito para seus negócios; e Sebrae Mobile, prestando consultoria para auxiliar os participantes por meio de análise financeira e gerencial, além do espaço Virtual Clothing Making 4.0, promovido pelo SENAI São Paulo, que convidou o visitante a fazer um tour utilizando óculos de realidade virtual, em sua planta piloto no Conceito de indústria 4.0.

A feira forneceu muito conteúdo para os visitantes, o que também resultou em um alto nível de satisfação entre todos os envolvidos. O público agora busca o evento para adquirir conhecimento e treinamento. Como resultado, eles podem fazer negócios adequadamente, saber para onde estão indo, como vão crescer com seus investimentos e diversificar seus negócios, de acordo com o conteúdo que foi apresentado em nossos fóruns e atrações, diz Liliane.

FuturePrint

FuturePrint comemora 30 anos em 2020

O otimismo da edição deste ano já motiva a preparação da 30ª edição comemorativa da FuturePrint, prevista para 2020. De 22 a 25 de julho, o Expo Center Norte será novamente o ponto de encontro de profissionais das indústrias Serigrafia, Sinalização e Têxtil. .

O nível de satisfação alcançado nesta edição em termos de audiência, negócios e qualificação já nos motiva a procurar oferecer um evento ainda melhor até 2020. Estamos muito animados com os números e o feedback da indústria este ano e já estamos fazendo acordos tornar a edição do 30º aniversário ainda mais completa e surpreendente, sempre buscando oferecer conhecimento e inovações para o desenvolvimento dos setores de negócios da FuturePrint , diz Liliane.