12 Tendências UX das APPs em 2018

A consultora tecnológica Bluumi, especializada em Transformação Digital Móvil apresentou um boletim com as novas tendências que marcarão as APPs em 2018, graças às novas tecnologias dos últimos smartphones apresentados no mercado.

  1. Simplificação do User Journey: o User Journey é a experiência do próprio usuário utilizando a aplicação móvil da empresa. Quanto menos esforço gastarmos em conseguir este objetivo melhor será a experiência.
  2. Uso de Gestos na APP +animação: a tendência aponta para terminais sem botões, o que leva a outro nível o uso dos gestos para o desenvolvimento das aplicações móveis.
  3. Experiência centrada no conteúdo: com o uso e desenvolvimento das aplicações móveis, em 2018 cobrará mais importância que nunca o conteúdo. Um conteúdo de qualidade pensado por e para o usuário.
  4. As experiências da tela completa: a chegada de terminais de tela completa tem gerado uma mudança no design das APPs e uma clara tendência ao longo deste ano e nos próximos.
  5. Cores vivas: telas como as OLED em que o jogo de cores transmita toda uma experiência ao usuário. A cor é uma das ferramentas mais poderosas no jogo de ferramentas no desenvolvimento das aplicações móveis.
  6. Experiências emocionais: O desenvolvimento de aplicações móveis para 2018 cobra cada vez mais a inteligência emocional nas APPs.
  7. Uso do video: haverá pautas muito definidas: adaptação a um breve intervalo de tempo, o uso do vídeo em formato vertical e não horizontal, videos de 360 graus, streaming, etc.
  8. Novos sistemas de segurança nos smartphones: em 2018 a biometria será mais acessível; teremos maior uso da biometria com fins de autenticação e gestão da identidade.
  9. Design convencional: uma forte tendência no desenvolvimento das aplicações móveis em 2018 será relacionado com as conversações entre usuário e APP.
  10. Personalização avançada: as APPs permitirão adaptar-se em função das necessidades do usuário: se tem problemas de vista ou mostrar uma informação segundo o lugar em que esteja em tempo real, etc.
  11. Realidade aumentada: durante 2018 veremos as APPs mais úteis embasadas na AR graças à democratização do desenvolvimento desta tecnologia que não é nova , mas que se simplificou em seu uso e criação de APP.
  12. Pagamentos sem dinheiro: o pagamento sem moeda está-se convertendo em um novo modelo para muito usuários. Isto mudará o conceito atual que temos do comércio diário. Em 2018 ,outra das tendências do comércio será a aceitação dos sistemas de pagamento Apple Pay ou Android de acordo com as opções prédeterminadas e não somente nos negócios on line.