Trotec Laser

Um gráfico rasterizado ou o mapa de bits (PNG o JPEG) consta de pontos de imagem, chamados píxels, que podem ter diferentes cores. Em seu conjunto , representam , por exemplo, uma imagem de todas as cores. Quanto menores os pontos da imagem em tamanho e maiores sejam em número, melhor será a qualidade (resolução) da imagem.

Quais são os gráficos rasterizados e como usá-los para otimizar o gravado com laser?Sem dúvida, os gráficos rasterizados tem a desvantagem de não serem ampliáveis ao gosto, pois que acabariam sendo como pequenos quadrados dos pixels que os compõem. O termo gráfico rasterizado também se embasa neste efeito já que a imagem tem uma série de pontos dispostos em uma trama. Na imagem da esquerda vemos a diferença entre gráficos vetoriais (acima) e gráficos rasterizados (abaixo).

QUE SIGNIFICA RASTERIZAÇÃO?

Durante gravado a laser se leva a cabo a rasterização, mediante a qual as imagens em escala de cinzas ou em cor se convertem em imagens em branco e negro. A impressão de uma imagem em escala de cinzas é gerada por meio de diferentes tamanhos e distâncias de ponto. Sem dúvida, o olho humano percebe a trama como uma mescla de cores.

QUE SIGNIFICA GRAVAR À LASER?

Durante a rasterização a partir dos dados da imagem se calcula a informação binária: “1 = marcar com laser / 0 = não marcar com laser”. A imagem em escala de cinzas ou colorida se converte em imagem em branco e negro apta para ser gravada. Existem diferentes algoritmos para organizar a disposição dos pontos da imagem. No software para laser JobControl só tem que selecionar o algoritmo de rasterização que melhor se adapte ao efeito gravado que se quer conseguir.

QUAIS LOGARITMOS DE RASTERIZAÇÃO EXISTEM E COMO INFLUENCIAM NO GRAVADO À LASER?

Quais são os gráficos rasterizados e como usá-los para otimizar o gravado com laser?O sofware JobControl dispõe dos seguintes algoritmos de rasterização :

  1. Raster ordenado
  2. Transmissão de erros (Stucki, Jarvis, FloydSteinberg)
  3. Cor
  4. Branco/negro
Raster Ordenado

O “raster ordenado” é uma estrutura de raster ordenado. Os pontos são colocados seguindo uma rasterização virtual e diferem em tamanho segundo o valor da escala de cinzas. Quanto mais escuro é o ponto na escala de cinzas maior será o seu tamanho. Sem dúvida, a densidade e a posição permanecem invariáveis.

Este raster pode ser comparado com a impressão de painéis publicitários de grande formato. As quatro cores primárias aparecem como pontos e são impressas uma encima da outra. A sensação espacial da imagem surge ao ser observada à distância.

Transmissão de erros

Estes algoritmos de rasterização possuem uma disposição de raster caótica. No software para laser JobControl podem ser selecionados os seguintes rasterizadores de transmissão de erros: Stucki, Jarvis e FloydSteinberg.

Os princípio destes três algoritmos é o mesmo: quanto mais escuro é o valor da escala de cinzas maior é a densidade da disposição dos pontos. O tamanho do ponto muda. Os pontos somente diferem minimamente em sua rudeza e nitidez em profundidade.

Os algoritmos de difusão de erros conseguem uma melhor precisão de detalhes que o algoritmo de raster organizado.

Cor e Branco/Negro

Para gravar dados vetoriais são utilizadas as tramas cor e branco/negro. A diferença dos sistemas de raster organizado e de difusão de erros é que aqui não se convertem em dados na escala de cinzas. Em seu lugar os objetos projetados com as 16 cores pré-definidas no JobControl são transferidas diretamente para o software à laser, onde se pode definir um parâmetro próprio para cada cor (gravado, corte, gravado mais ou menos profundo…). Assim, podem ser processadas a diferentes potências, velocidades ou deslocamentos no processo de gravado.

Quais são os gráficos rasterizados e como usá-los para otimizar o gravado com laser?

QUANDO DEVO UTILIZAR UM DETERMINADO ALGORITMO DE RASTERIZAÇÃO?

Todas estas tramas não carecem de efeito algum sobre as linhas e corte. É uma questão de preferência pessoal eleger um de algoritmo de rasterização ou outro para cada material. Sem dúvida, há figuras que são melhores vistas com uma determinada rasterização:

  • Os algoritmos de difusão de erros representam com maior fidelidade as fotos com muitos detalhes, como por exemplo, os edifícios ou animais com pelagem. Também permitem otimizar as imagens com pouco contraste, como por exemplo, as caras dos bebes, ou as fotos com má resolução.
  • O algoritmo de raster odenado é especialmente apto para as imagens de traço fino em escala de cinzas (por exemplo, pessoas) ou para imagens que devam ter maior visibilidade.
  • O branco e o negro é utilizado para os gráficos vetoriais nos quais somente está presente o negro como cor de gravado. Si se deseja atribuir uma segunda cor de gravado no gráfico vetorial deverá utilizar-se de cor em trama, já que ao contrário se utilizaria o parâmetro definido para o negro automaticamente em todos os gravados.